PUBLICIDADE

Redação do Enem 2023: Inep divulga cartilha com instruções

Documento explica as competências de avaliação, o que pode zerar o texto e ainda traz exemplos de redações nota mil. Baixe aqui

9 out 2023 - 10h55
(atualizado em 11/10/2023 às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Quais são os critérios de avaliação da redação do Enem? Colocar um título no texto pode aumentar a nota? O que significa fugir do tema? E tangenciá-lo? Falta menos de um mês para o Enem 2023 e o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, resolveu sanar estas e outras dúvidas de milhares de estudantes que farão o exame. O instituto divulgou a Cartilha de Redação do Enem 2023, um dos documentos mais aguardados pelos candidatos e que explica tudo sobre a dissertação. Baixe a cartilha aqui.

Foto: Unsplash/Reprodução / Guia do Estudante

Como funciona a correção

Nas mais de 50 páginas, os estudantes podem se aprofundar nas cinco competências avaliativas do exame e em como alcançar uma boa nota. A competência I, por exemplo, avalia a modalidade formal de escrita da Língua Portuguesa, verificando se o candidato escolheu o registro correto, seguiu as regras gramaticais, de acentuação, escolha vocabular e outras.

Em cada uma das competências, é possível alcançar uma nota que vai de zero a 200, com intervalos fixos de 40 pontos. Ao final da correção, o avaliador soma as notas obtidas nas cinco competências e atribui uma nota total ao texto. Como a redação é avaliada por dois corretores diferentes, a pontuação final do candidato será a média entre as duas correções - exceto se houver discrepância maior que 100 pontos no total ou 80 em alguma das competências; neste caso, o texto passa por um terceiro avaliador.

Enem 2023: veja algumas dicas para você mandar bem na redação:

Redações nota mil

A Cartilha traz ainda, nas últimas páginas, exemplos de redações que alcançaram nota máxima na última edição do Enem, que teve como tema " Desafios para valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Os textos são acompanhados de comentários do Inep sobre as razões que levaram à pontuação. 

Cronograma Enem 2023

  • Justificativa de ausência no Enem 2022 e pedido de isenção: 17 a 28 de abril;
  • Resultado da solicitação de isenção: 8 de maio;
  • Recurso do pedido de isenção: 8 a 12 de maio;
  • Resultado do recurso do pedido de isenção: 19 de maio;
  • Início do período de inscrições: 5 de junho;
  • Fim do período de inscrições: 16 de junho;
  • Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
  • Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.
Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Publicidade