PUBLICIDADE

O que fazer nos últimos dias antes do Enem? Veja dicas

Relaxar é o mais importante na última semana antes da prova. Veja dicas de especialistas sobre a preparação para o exame

20 out 2013 - 09h02
(atualizado às 09h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Como se já não bastasse toda a pressão durante o ano, na semana que antecede a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o nervosismo se multiplica e os estudantes se sentem perdidos: como ficar menos ansioso e manter-se bem preparado para as provas?

Faça aqui o Simulado do Enem e veja se você está pronto para o exame

Relaxar é o mais importante nesses últimos dias. Atividades de lazer e exercícios físicos ajudam o candidato, além de outras dicas bem práticas para a véspera do exame, como dormir cedo e não ingerir bebidas alcoólicas na noite anterior à prova.

Thiago Tripolomi, instrutor de musculação da BodyTech Campinas, aconselha uma alimentação saudável e equilibrada nos dias que antecedem a realização da prova. "Assim, será possível prevenir qualquer desconforto gástrico durante um momento tão importante", diz. Ele destaca ainda os benefícios do exercício físico, como mais disposição física e mental para os estudos e melhorias nos aspectos cognitivos, como pensamento, percepção, memória, imaginação e linguagem. "Além de ser um momento de lazer numa fase estressante na vida do jovem", destaca.

Para quem não frequenta academia ou prefere realizar atividades ao ar livre, a dica do profissional é que o estudante vá praticar caminhadas ou corridas em parques da cidade, ou então, pedalar. "Ou ainda, praticar atividades em grupo, como jogar futebol com os amigos, tudo de acordo com a preferência do estudante", ressalta.

Também é importante evitar a ingestão de produtos que contenham cafeína, como chimarrão e café, lembra a psicóloga terapeuta de casais, família e adultos Denise Lahutte. Ela também indica treinar a respiração, para que o candidato aprenda a se manter calmo.

Dá tempo de estudar ainda?

E se você é do tipo que não consegue desligar dos estudos, saiba que ainda há tempo para revisões. Mas Denise recomenda uma dedicação de, no máximo, três horas na última semana para que não haja uma sobrecarga de estudos que possa causar uma pane emocional. Se o que você precisa é de uma desculpa para entrar no Facebook, aproveite ferramentas como os vídeos disponibilizados pela COC Sistema de Ensino na rede social. São gravações de curta duração com dicas de estudo do que será exigido em cada uma das 121 habilidades cobradas no exame, além de orientações sobre possíveis temas e exigências para elaboração da redação. Luiz Fernando Duarte, professor e editor de conteúdo no site COC Sistemas, sugere o desenvolvimento de um plano de ação para realizar a prova.

Kadu Lima, professor do curso preparatório Progressão Autêntico, no Rio de Janeiro, acredita que a última semana não é para se desesperar em relação ao conteúdo. "O aluno não vai aprender tudo que deveria ter aprendido em três anos. O estudante consegue aparar arestas de conhecimento e pegar macetes com os professores", afirma. Já no dia anterior a realização da prova, o professor aconselha que o aluno se distraia e tente se desligar da pressão que ele já está sofrendo. "Pode ir ao cinema, namorar, jogar videogame, visitar parentes ou também assistir a filmes", diz.

A vestibulanda do curso de Relações Internacionais e aluna do Curso Etapa, de São Paulo, Tharine Ribeiro sabe que é preciso foco na hora de revisar alguns conteúdos, por isso pretende olhas os tópicos que tem mais dificuldade. "O Enem é uma prova cansativa, então, estudar bastante, não seria o ideal", diz ela sobre os últimos dias antes do exame. O momento é de tentar aliviar a pressão. "O ano no cursinho é muito pesado. A melhor coisa é relaxar, porque já passou o tempo de ter estudado", afirma.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-611-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade