PUBLICIDADE

Isenção de taxa do Enem 2024: veja quem pode pedir benefício

Podem pedir isenção de taxa do Enem 2024 estudantes da rede pública e bolsistas da particular com renda de até um salário mínimo e inscritos no CadÚnico.

16 abr 2024 - 16h43
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Podem pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 estudantes que comprovem ser da rede pública ou bolsistas da particular e que tenham renda de até um salário mínimo e meio ou sejam candidatos inscritos no CadÚnico.

O prazo para solicitar o benefício abriu ontem (15) e segue até o dia 26 de abril. Os interessados devem fazer o pedido apenas pela internet, por meio da página do participante do Enem.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2024 ainda não foi informado, mas, na edição passada, foi R$ 85.

Quem pode pedir isenção de taxa do Enem 2024?

Confira abaixo mais detalhes sobre quem pode pedir isenção de taxa inscriçao do Enem 2024:

  • Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública;

  • Candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.

Vale lembrar que todos os estudantes precisam apresentar documentos que comprovem sua condição.

A previsão é que o resultado das solicitações de isenção saia no dia 13 de maio. Recursos serão recebidos desse dia até 17 de maio. Já o resultado final sairá no dia 24 de maio.

Justificativa de ausência do Enem 2023

O prazo para justificar ausência no Enem 2023 é o mesmo período dos pedidos de isenção de taxa. Nesse caso, podem participar estudantes que ganharam a isenção na edição passada, mas não puderam comparecer às provas.

Podem justificar a ausência no Enem candidatos que passaram por situações como morte na família, acidente de trânsito, assalto ou furto, maternidade ou paternidade, trabalho ou deslocamento a trabalho, etc.

Todos os estudantes precisam apresentar documentação que comprove o motivo da ausência. O resultado dos pedidos de justificativa também será divulgado no dia 24 de maio.

Enem 2024

Participantes do Enem 2023/Crédito da
Participantes do Enem 2023/Crédito da
Foto: Marcelo Camargo da Agência Brasil / Brasil Escola

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não informou as datas das provas do Enem 2024. Normalmente, o exame é realizado em novembro. As provas do Enem 2023, por exemplo, foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Caso não haja mudanças, o Enem 2024 deve ser realizado em dois domingos consecutivos, com provas de redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas no primeiro dia e provas de Matemática e Ciências da Natureza no segundo dia.

Estude para o Enem 2024 no Brasil Escola

O Brasil Escola pode ajudar você, estudante, a se preparar para as provas do Enem. Veja abaixo formas de estudar para o Enem 2024:

  • Avalie seu conhecimento fazendo exercícios e simulados para o Enem;

  • Assista às videoaulas voltadas para o Enem no Youtube do Brasil Escola ;

  • Acesse as redes sociais: Instagram, Facebook e TikTok.

Para mais informações, acesse o edital de isenção, a página do participante do Enem ou entre em contato com o Inep por meio do telefone 0800-616161.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade