PUBLICIDADE

Inep pede para PF investigar divulgação de gabarito falso de prova do Enem

24 out 2013 - 00h11
(atualizado às 07h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediu para a Polícia Federal (PF) investigar a divulgação de um gabarito falso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 divulgado na noite de terça-feira na internet.

Faça aqui o Simulado do Enem e veja se você está pronto para o exame

Em nota, o Inep relatou que a divulgação do gabarito falso é mais uma tentativa de "gerar um clima de insegurança, como ocorreu em outras oportunidades", durante o período de realização do Enem.

"O sigilo do gabarito está totalmente preservado e só será divulgado após a realização do exame, conforme prevê o edital. O caso foi encaminhado à Polícia Federal para averiguação, podendo o responsável ser enquadrado no Artigo 311 A do Código Penal", diz a nota do Inep.

O Enem teve casos de vazamento de questões em 2009 e em 2011. Este ano, o Ministério da Educação tomou uma série de providências para garantir a segurança das provas. Segundo a pasta, elas estão armazenadas em galpões do Exército, com proteção especial. São cerca de 63 mil malotes fechados com cadeado eletrônico e GPS. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário da abertura no local de aplicação da prova.

O Enem socorrerá no sábado (26) e domingo (27). Mais de 7,1 milhões de candidatos estão inscritos. Eles farão a prova em 1.161 municípios. Os gabaritos, após a realização das provas objetivas, serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico: http://portal.inep.gov.br/enem, até o dia 30 de outubro. A data da divulgação do resultado final ainda não foi definida.

Dia 26 de outubro - tempo de prova: 4h30
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
A prova propõe 45 questões objetivas relacionadas às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Temas como diversidade cultural, conflitos, vida em sociedade, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado estão na base das perguntas. A dica de estudar temas da atualidade vale para todo o Enem, mas é nessa prova que as questões ligadas ao dia a dia mais aparecem, diluídas nas 45 questões que englobam as disciplinas Química, Física e Biologia.
Dia 27 de outubro - tempo de prova: 5h30
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Com 45 questões objetivas, a prova traz conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação. A prova costuma ser mais fácil do que a de vestibulares. Questões que envolvem regra de três, porcentagem, análise de gráficos, cálculo de área e de volume e probabilidade são as que mais aparecem no exame e são facilmente relacionadas a situações do cotidiano.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/questoes-enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/questoes-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade