PUBLICIDADE

'Eu chutei muito', afirma a primeira aluna a sair de escola em SP no segundo dia do Enem

Estudante do ensino médio usou a prova deste ano como treneiro

12 nov 2023 - 16h14
(atualizado às 18h55)
Compartilhar
Exibir comentários
A estudante ainda avaliou a prova como difícil
A estudante ainda avaliou a prova como difícil
Foto: Marcela Coelho/ Terra

A estudante Maria Luiza de Paula Oliveira, de 18 anos, foi a primeira a deixar o prédio da UNIP Vergueiro, na região central de São Paulo, no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu neste domingo, 12.

A aluna do último ano do ensino médio explicou o porquê de ter terminado a prova por volta das 15h30. "Eu chutei muito, não acho que fui bem. Esse ano era só um teste, eu vou tentar fazer um curso para passar no ano que vem", contou em entrevista ao Terra

Neste ano, a prova começou a ser aplicada às 13h30, pelo horário de Brasília. Os estudantes têm até às 18h30 para terminar o exame. 

Na avaliação dela, a prova estava difícil: "Como eu não me preparei muito, achei bem difícil. Para quem tem um preparo melhor, pode ir bem."

Maria Luiza ainda contou que o calor não atrapalhou o seu desempenho no exame. "Estava tranquilo, com o ventilador ligado", disse. 

Enem 2023

O segundo dia do Enem acontece neste domingo, 12, em todo o País. Na UINP Vergueiro, na região central de São Paulo, os candidatos enfrentaram um calor de quase 40 ºC e improvisaram um leque para poder suportar as altas temperaturas. 

Os participantes tinham cinco horas para fazer as provas de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões). Os portões foram abertos ao meio-dia e serão fechados às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e vai até às 18h30.

Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos no Enem deste ano; cerca de 2,8 milhões compareceram à prova no último domingo, que cobrou conhecimentos de linguagens, ciências humanas e a redação.

Os candidatos vão precisar segurar a ansiedade pelos resultados oficiais. De acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o gabarito oficial vai ser divulgado em 24 de novembro.

Na prática, o Enem se tornou o principal caminho para o ensino superior no Brasil. As notas das provas podem ser usadas para concorrer às vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), às bolsas de estudo em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade