Enem é suspenso em cidade do Paraná atingida por tornado
Estudantes de Rio Bonito do Iguaçu terão direito à reaplicação da prova, em data a ser divulgada pelo Inep
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informou neste sábado, 8, que a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está temporariamente suspensa na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, após os danos causados pelo tornado que atingiu a região.
O primeiro dia de provas do Enem ocorre neste domingo, 9, em todo o País. O segundo dia do exame está marcado para 16 de novembro.
Seguindo o protocolo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para situações de força maior, todos os participantes afetados terão direito à reaplicação da prova, em nova data a ser divulgada oficialmente pelo Inep após avaliação técnica das condições locais.
Ainda de acordo com a Seed-PR, o secretário de Educação, Roni Miranda, conversou com o presidente do Inep, Manuel Palácios, que se colocou à disposição do Estado para auxiliar os estudantes prejudicados.
Até o momento, não há informações sobre a suspensão do Enem em outros municípios atingidos. No Paraná, são mais de 195 mil inscritos confirmados no exame.
No X (antigo Twitter), o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), confirmou a suspensão da prova em Rio Bonito do Iguaçu. "O momento é de cuidar das pessoas", disse.
Anunciamos uma força-tarefa para ajudar as famílias de Rio Bonito do Iguaçu a se reerguerem. Equipes estão no local desde as primeiras horas com abrigo e apoio. Suspendemos as provas do ENEM no município. O momento é de cuidar das pessoas. https://t.co/jBSsHOUc3V
— @ratinho_jr (@ratinho_jr) November 8, 2025
Em sua conta no Instagram, o ministro da Educação, Camilo Santana, prestou solidariedade às vítimas do tornado. "Nenhum inscrito no Enem será prejudicado pelo que aconteceu no Paraná. Os que perderem o exame terão direito à reaplicação na data que será publicada pelo Inep", afirmou.