PUBLICIDADE

Enem 2024: confira novidades divulgadas pelo Inep

O Inep divulgou novidades sobre o Enem 2024. Entre os destaques, estão medidas para promover mais segurança na identificação dos participantes.

5 abr 2024 - 13h51
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O Inep divulgou novidades sobre o Enem 2024. Entre os destaques, estão medidas para promover mais segurança na identificação dos participantes.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permitem que o estudante ingresse em programas do ensino superior, como, por exemplo, o Sistema de Seleção Unificaa (SiSU).

Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as novidades para o Enem 2024 também serão incluídas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A edição de 2024 do Encceja já está em andamento.

Novidades no Enem 2024

Veja abaixo as principais novidades para o Enem 2024 anunciadas pelo Inep:

  • Documentação para estrangeiros será permitida, nos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados;

  • Boletim de Ocorrência (B.O.) não será mais aceito, em caso de perda de documento físico;

  • Procedimento para inscrição com nome social será diferente.

Agora, segundo o Inep, travestis, transexuais ou transgêneros queiram receber tratamento pelo nome social deverão fazer o pedido pela Receita Federal. O procedimento deverá ser feito antes do prazo de inscrição do Enem 2024.

O instituto salienta que o participante que deseja usar o nome social deverá verificar a correspondência dessas informações pessoais prestadas na Receita Federal e, se for o caso, atualizá-las.

Portanto, de acordo com o Inep, estudantes com nome social não precisam mais enviar documentos que comprovem sua condição no momento do cadastro no Enem. 

O Inep reforçou que, desde a edição passada, documentos digitais são aceitos. A apresentação dos documentos poderá ser feita por meio do aplicativo Gov.br.

Datas do Enem 2024

Pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 começam em 15 de abril
Pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 começam em 15 de abril
Foto: Brasil Escola

O Inep já anunciou as datas dos pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem 2024. Confira:

  • Pedidos de isenção do Enem 2024 e justificativa de ausência no Enem 2023: 15/04 a 26/04

  • Resultado preliminar as solicitações: 13/05

  • Recursos: 13/05 a 17/05

  • Resultado final nas análises dos recursos: 25/05

Provas do Enem 2024

As datas das provas do Enem 2024 ainda não foram divulgadas. Caso não haja mudanças, o exame deve ser realizado em dois domingos consecutivos.

No primeiro dia, os estudantes devem elaborar a redação e responder 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo dia, será a vez de 90 questões objetivas de Matemática e Ciências da Natureza.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Publicidade