PUBLICIDADE

Enem 2024: confira 5 dicas para ter produtividade nos estudos

As datas do Enem 2024 já foram publicadas. Especialista em ensino indica 5 dicas para aumentar produtividade nos estudos para o Enem 2024.

15 mai 2024 - 15h24
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários

As datas do Enem 2024 já foram publicadas. O exame ocorrerá em 3 e 10 de novembro, mas especialistas já recomendam dicas para aumentar a produtividade nos estudos e ter o resultado desejado: ingressar no ensino superior.

O prazo de inscrição para o Enem 2024 inicia daqui a 12 dias, em 27 de maio. Os estudantes deverão pagar taxa de R$ 85, à exceção dos que obtiveram a gratuidade.

As provas do Enem 2024 serão aplicadas em pouco menos de seis meses, então quem pretende fazer o exame já pode verificar o que cai no Enem e organizar um cronograma do estudos para o Enem.

Como estudar de forma produtiva para o Enem 2024?

Mas, como tornar produtivo o tempo de estudo para o Enem 2024? O segredo, de acordo com Paulo Jubilut, biólogo, professor e fundador de uma plataforma de ensino, é evitar a procrastinação, ou seja, não adiar as atividades; no caso, estudar para o exame.

O profissional explica que adiar tarefas importantes, optando por atividades menos relevantes ou mais prazerosas no momento, é uma prática comum, mas que, se recorrente, pode comprometer a rotina de estudos para o Enem 2024.

"Procrastinar é o ato de evitar uma ação mais desafiadora, trocando-a por algo mais fácil e gratificante, como passar horas assistindo vídeos no TikTok. Essa busca por gratificação instantânea libera dopamina em nosso cérebro, reforçando o ciclo da procrastinação", explica Jubilut. 

Deixar os estudos para depois (procrastinar), na opinião do professor, pode não ser só preguiça, pode ser também medo do fracasso até a comparação com os outros.

Para  Jubilut, esse medo poder ser combatido usando a regra dos 70%, que é buscar dominar inicialmente 70% do conteúdo ou da tarefa, permitindo-nos progredir gradualmente. 

Paulo Jubilut é biólogo, professor e fundador de plataforma de ensino [2]
Paulo Jubilut é biólogo, professor e fundador de plataforma de ensino [2]
Foto: Brasil Escola

"Com as estratégias certas e um compromisso conosco mesmos, podemos transformar a procrastinação em produtividade e alcançar o objetivo de estudar para o Enem 2024 com confiança e determinação"

Paulo Jubilut

5 dicas para aumentar a produtividade nos estudos para o Enem 2024

Paulo Jubilut separou cinco dicas para os estudantes aumentarem a produtividade nos estudos para o Enem 2024. Anote!

1) Entenda por que está estudando

Primeiro, entenda por que está estudando para o Enem. Vai fazer a prova por que é o caminho natural depois da escola? Ou apenas porque seus colegas a farão? 

A maioria dos alunos fazem o Enem para usar as notas para ingressar no ensino superior. Para ter ainda mais motivação, a recomendação de Jubilut é que o estudante imagine como será sua vida depois de fazer a prova do Enem. "Descubra sua motivação intrínseca e paixão pelo futuro que deseja alcançar", indica o profissional.

2) Estabeleça pequenas metas 

A ideia é iniciar os estudos para o Enem 2024 de forma tranquila, mas efetiva, como, por exemplo, criar uma rotina de estudos com metas realistas, evitando a sobrecarga.

"Comece pequeno. Fragmentar tarefas em ações menores pode enganar o cérebro e aumentar a motivação", analisa o profissional.

3) Utilize técnicas de estudo

Paulo Jubilut lembra que existem técnicas de estudo efetivas e que podem servir na preparação para o Enem 2024. Uma delas é a Técnica Pomodoro. "Nesse método, o tempo é dividido em ciclos de trabalho e descanso para manter a motivação e a produtividade", afirma.

Técnica Pomodoro pode ser usada nos estudos para o Enem 2024 [3]
Técnica Pomodoro pode ser usada nos estudos para o Enem 2024 [3]
Foto: Brasil Escola

4) Estabeleça prazos pessoais

Cada aluno tem a sua fórmula específica para se dar bem nos estudos. O que pode ser interessante para um estudante pode não dar certo para outro. O conselho do professor é: "Defina metas realistas e prazos para si mesmo, respeitando sua capacidade individual".

5) Olhe para suas emoções 

O biológo e professor aconselha que os estudantes cuidem da sua saúde mental e, se necessário, procurem  apoio psicológico. 

"Priorize o autocuidado e a saúde mental, pois uma mente saudável é fundamental para manter uma rotina constante de estudo e trabalho", afirma.

Créditos das imagens:

[1] Shutterstock

[2] Divulgação

[3] Shutterstock

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade