PUBLICIDADE

Enem 2023: agro cai novamente em questão do 2º dia; veja mais temas

Questão de Ciências da Natureza falava sobre o impacto dos agrotóxicos sobre o meio ambiente. Veja outros temas que foram destaque

12 nov 2023 - 17h52
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Rosyid Arifin/Pexels/Reprodução / Guia do Estudante

O segundo dia do Enem 2023 voltou a repetir um assunto que foi polêmico na semana anterior: o agro. Desta vez, uma questão da prova de Ciências da Natureza falou a respeito da ação de um agrotóxico, usado em plantações, e abordou seus efeitos sobre o meio ambiente. Além disso, também apareceram nas provas deste domingo (12) questões sobre a vacina contra a covid-19 e sobre ondas sonoras utilizando como contexto uma tirinha da Turma da Mônica.

Sabrina Bileski, Coordenadora de Avaliações no SAS Educação, avaliou a escolha dos temas como positiva pela proximidade com o cotidiano. Como exemplo, citou uma questão que abordava o amadurecimento das frutas. Ela também defende o papel conscientizador da prova ao cobrar uma questão sobre imunizantes. "Diante do movimento antivax [antivacina] é algo importante", disse. A pergunta de Biologia falava a respeito da técnica do RNA mensageiro utilizada para desenvolver a vacina contra a covid-19.

Na prova de Matemática, apareceram conteúdos clássicos e esperados como progressão geométrica, geometria espacial e grandezas proporcionais. Assim como no primeiro dia de prova, as práticas esportivas também serviram de contexto para duas questões em Matemática. Uma delas falava sobre o consumo de pães necessário para um atleta ter energia suficiente no treino.

Veja outros temas cobrados no 2º dia do Enem 2023

  • Usina de Chernobyl;
  • Hormônios e a tensão pré-menstrual (TPM);
  • Síndrome de Down;
  • Desmatamento;
  • Funcionamento de cisternas;
  • Delivery
  • Desaparecimento das abelhas

O GUIA DO ESTUDANTE fará a cobertura completa do Enem 2023 no site e também nas redes sociais. Você poderá conferir o tema de redação, o gabarito extraoficial, os comentário dos professores sobre cada disciplina, as análise dos temas atuais que aparecerem na prova e qualquer novidade que ocorrer durante esta edição do vestibular.

Calendário Enem 2023

Primeiro dia de prova: 5 de novembro;

Segundo dia de prova: 12 de novembro;

Divulgação do gabarito: até dia 24 de novembro;

Reaplicação: 12 e 13 de dezembro;

Divulgação dos resultados: 24 de janeiro de 2024.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM  e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.  

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade