PUBLICIDADE

Enem 2023: 7 erros para evitar antes e durante as provas

O exame ocorrerá nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro

2 nov 2023 - 00h16
(atualizado às 21h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Brasil Escola

Faltam três dias para o Enem 2023. Está na hora de os estudantes se organizarem para a etapa final da maratona: o dia das provas. O exame ocorrerá nos próximos dois domingos, dias 5 e 12 de novembro.

A recomendação é que os inscritos confiram toda a logística para o Enem 2023, pelo menos, um dia antes das provas. É necessário checar pontos como: o que levar para as provas, o que comer, o que vestir, etc.

Um dos pontos mais importantes é analisar qual é a melhor forma de se transportar até o local de prova, como, por exemplo, ir de carro, ônibus, metrô, uber ou até a pé.

Para ajudar os estudantes nesse momento de se organizar para o dia do Enem, listamos a seguir sete erros que eles não devem cometer no Enem 2023.

7 erros para não cometer no Enem 2023

1 - Não checar o local de prova

O acesso ao cartão de confirmação, com o endereço, prédio e sala onde serão aplicadas as provas, foi liberado no dia 24 de outubro, ou seja, com antecedência. Então, verifique o documento, olhando com calma e cuidado onde fará o Enem. 

Caso você va fazer as provas em um local que não conhece, vale a pena olhar no mapa a melhor forma de chegar. Porém, o ideal mesmo é que visite o local antes das provas e saiba como se deslocará. Recomendamos ainda que saia de casa com bastante antecedência para evitar imprevistos. 

2 - Não prestar atenção ao horário 

Sempre é importante lembrar que os portões dos locais de prova do Enem são fechados, pontualmente, às 13h, seguindo o horário de Brasília. Saiba que ninguém pode chegar atrasado ao Enem. Então, anote para não esquecer: os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

3 - Não se alimentar de forma correta

É fundamental que você tenha uma alimentação saudável e adequada para evitar contratempos, como ter fome ou sentir-se mal. Sugerimos que coma comidas leves, mas ao mesmo tempo nutritivas, para estar bem fisicamente e, portanto, ter energia para se dar bem nas provas. 

Não se esqueça de levar algo para comer durante o Enem. São provas longas e demoradas e é mais do que normal sentir fome e sede. Água, barrinha de proteína, chocolate e sanduíches naturais são boas pedidas.

4 - Esquecer do documento legível

A organização do Enem é clara: somente podem ser apresentados documentos em bom estado de conservação e cujas informações possam ser vistas de forma legível. Já pensou que terrível não poder entrar na sala porque seu documento não é o adequado?

Então, não deixe para separar esse item na última hora. Veja antes qual é o documento que se encaixa nas exigências do Enem e, de preferência, deixe-o perto da caneta para não esquecê-lo.

5 - Não levar a caneta correta

Atenção! As provas do Enem somente podem ser respondidas com caneta de tinta preta fabricada em material transparente. Então, compre ou separe este material agora mesmo. 

Se achar que é o caso, leve duas canetas, mas não esqueça que elas devem ser exatamente como exigidas pela organização. 

Caneta preta de tubo transparente é a única aceita no Enem
Caneta preta de tubo transparente é a única aceita no Enem
Foto: Brasil Escola

6 - Deixar o celular ligado

Caso leve o celular para o Enem, preste bastante atenção: antes de tudo, verifique se deixou algum alarme programado. Em seguida, você terá que desligar o aparelho e retirar a bateria.

Vale ressaltar que todas essas orientações estão no edital do Enem e, caso não as cumpra, você pode ser advertido pela organização do exame e ter sua prova anulada. 

7 - Não separar tempo suficiente para fazer a redação

A redação do Enem é uma das partes mais importantes. O tempo que você se dedicar para produzir o texto pode fazer toda a diferença na hora da sua nota. Por isso, separe o tempo adequado para desenvolver sua linha de pensamento, escrever e revisar. Pelo menos 50 minutos.

Além do mais, você pode fazer o seu texto em uma folha de rascunho e, em seguida, passá-lo para a folha definitiva, com a melhor letra que puder fazer. O Brasil Escola aconselha: organize seu tempo para arrasar na produção da redação!

Enem 2023

O Enem 2023 ocorrerá nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. O cartão com o local de prova do Enem 2023 já foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No primeiro dia, os estudantes vão elaborar a redação e responder 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas. No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024.

Brasil Escola
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade