PUBLICIDADE

Descubra quais podem ser os temas da redação do Enem 2018

Não seja pego de surpresa pelo tema da redação do Enem 2018! Conheça os assuntos que têm mais chance de cair e se prepare

1 nov 2018 - 11h39
(atualizado em 5/10/2022 às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Redação Enem 2018
Redação Enem 2018
Foto: Mundo vestibular

A redação do Enem provoca grande insegurança ou mesmo pânico em muitos candidatos. E um dos maiores motivos de todo esse medo é justamente o fato de que o estudante só conhece o assunto sobre o qual terá que escrever na hora da prova.

Mas a boa notícia é que é possível apontar quais são os possíveis temas da redação do Enem 2018. E nem precisa ter bola de cristal para isso!

O exame costuma cobrar temas atuais ligados à cultura, ciência, política e sociedade. Por isso é possível apontar os prováveis assuntos com base nas questões que vêm tendo destaque nos debates e meios de comunicação em geral.

Confira a seguir qual pode ser o tema da redação do Enem 2018!

7 possíveis temas da redação do Enem 2018

Confira agora quais são os sete temas que têm grande chance de cair na redação do Enem 2018.

1. Saúde mental

As doenças mentais carregam um forte estigma, tanto que chamar uma pessoa de "louca" é um tipo de xingamento.

Incluir socialmente e garantir os direitos das pessoas que têm algum transtorno mental é um grande desafio, que esbarra no preconceito da sociedade em relação a esses indivíduos e na falta de estrutura do sistema de saúde pública no Brasil.

2. Reaparecimento de doenças erradicadas

Doenças já erradicadas no Brasil, como sarampo, poliomielite e difteria voltaram a ser motivo de preocupação entre os profissionais de saúde pública em razão da ocorrência de alguns episódios e até mesmo surtos (no caso do sarampo) em certas regiões do país recentemente.

Apesar da vacinação contra tais doenças ser gratuita e constituir um direito das crianças e adolescentes, muitas famílias acabam por negligenciar essa medida de prevenção, o que é um problema para as políticas públicas na área da Saúde.

3. Valorização do professor no Brasil

Apesar de constituírem uma categoria profissional fundamental para o desenvolvimento da Educação, os professores brasileiros, especialmente aqueles que atuam na educação básica, enfrentam uma realidade marcada pelos baixos salários e condições de trabalhos ruins.

Valorizar, motivar e garantir condições de trabalho dignas aos professores no país é um grande desafio a ser enfrentado pelos gestores públicos e pela sociedade como um todo.

4. Divulgação de "fake news" e seus impactos

As "fake news" são notícias falsas, divulgadas de forma intencional e com o uso de artifícios que as fazem parecer verdadeiras, além de serem compartilhadas rapidamente.

Esse tipo de notícia falsa coloca em dúvida informações comprovadas e pode fazer com que as pessoas formem opiniões e tomem atitudes baseadas em mentiras. Combater a difusão de fake news e reduzir seus impactos negativos são dificuldades na atualidade.

5. Desafios no combate à obesidade

As estatísticas apontam um aumento no número de obesos entre a população brasileira, incluindo a faixa etária de zero a 12 anos.

Promover o acesso universal à alimentação saudável e à educação alimentar desde cedo é um desafio em termos de políticas públicas no Brasil.

Vale mencionar que o Ministério da Saúde já estabeleceu algumas metas para enfrentar o problema, como barrar o crescimento da obesidade na população adulta no país até 2019.

6. Inclusão de pessoas com necessidades especiais

Garantir os direitos das pessoas com necessidades especiais é um desafio enorme, que vem sendo muito debatido.

Esse tema pode ser abordado de diferentes formas, como a inclusão no sistema educacional e no mercado de trabalho.

A questão da mobilidade urbana também pode entrar aqui, já que boa parte das cidades brasileiras não permite que cadeirantes e pessoas com deficiências motoras em geral possam ir e vir livremente.

7. Prática de bullying e cyberbullying nas escolas

O termo bullying é relativo à violência física ou verbal intencional e repetitiva direcionada a uma ou mais pessoas, algo muito comum no ambiente escolar, especialmente entre os adolescentes.

Já o cyberbullying utiliza a internet, especialmente as redes sociais, para atacar as vítimas e incentivar comportamentos agressivos.

Prevenir e combater esse tipo de violência no ambiente escolar é um grande desafio, não só no Brasil.

Importante: vale lembrar que, embora esses temas sejam os mais cotados para a redação do Enem 2018, não podemos garantir que um deles realmente cairá na prova.

Por isso, procure se manter atualizado, recorrendo a fontes de informação confiáveis. Dessa forma, você não será pego de surpresa por nenhum tema.

Tenha em mente que o Enem nunca trará um tema totalmente "desconhecido", fato que já foi comprovado por todas as edições anteriores do exame.

Lembre-se de praticar a estrutura de texto exigida na prova e revisar os principais conteúdos de Língua Portuguesa para garantir uma nota excelente.

Veja também:

Grávida de Taubaté? Droga zumbi ? É FAKE NEWS! [Top Tech]:
Mundo vestibular
Compartilhar
Publicidade
Publicidade