PUBLICIDADE

Descubra as faculdades que aceitam o ENEM 2017

Se você vai fazer o Enem em 2017, provavelmente já começou a escolher as faculdades onde vai tentar vaga no próximo semestre, certo?

31 out 2017 - 14h57
(atualizado em 5/10/2022 às 15h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Se você vai fazer o Enem em 2017, provavelmente já começou a escolher as faculdades onde vai tentar vaga no próximo semestre, certo?

Enem
Enem
Foto: Enem virtual

Bom, a boa notícia aqui é que existe uma infinidade de opções de faculdades onde dá para entrar com a nota do exame, desde as grandes instituições até aquelas mais focadas, públicas ou particulares, em todas as regiões do Brasil.

A diversidade é grande. Tem faculdade que distribui vagas apenas para quem tirou as maiores notas do Enem, tem as que oferecem bolsas de estudos, as que financiam os cursos e várias outras que dispõem de uma maneira rápida e descomplicada de entrar.

Em suma, quase dá para dizer que só não consegue vaga na faculdade quem não quer… ou quem não fez o Enem! Com uma dose extra de dedicação nos estudos é possível começar 2018 matriculado no curso que você tanto sonha - e em alguns casos, com bolsa de estudos ou financiamento a juros baixíssimos.

Quer saber como? Descubra as faculdades que aceitam o Enem 2017 e entenda como funcionam os principais processos seletivos que usam a nota do exame como critério de classificação!

Faculdades que aceitam o Enem 2017

Pelo Brasil há um número imenso de instituições públicas e particulares que já aceitam a nota do Enem como critério de concessão de vagas em cursos diversos.

Com o Enem 2017 não será diferente. O aluno poderá tentar entrar na instituição que desejar desde que, obviamente, atenda aos critérios estabelecidos e consiga superar a concorrência, que em alguns casos pode ser bem alta.

Na esfera pública, uma grande parte das instituições (universidades federais, estaduais, municipais e dos institutos federais de educação) já aceita a nota do Enem - vamos falar delas mais adiante.

Entre as particulares, o número é ainda maior, mas nesse caso existem três formas diferentes de entrar.

Faculdades particulares que aceitam o Enem 2017

Se você está de olho em uma faculdade particular e quer entrar usando a nota do Enem 2017, uma boa notícia: não vão faltar opções para você escolher.

E mais: elas têm duas maneiras de aceitar novos alunos por meio do Enem.

Conheça:

- Por ingresso direto: Muitas faculdades pelo Brasil já adotaram o modelo de admissão de novos alunos usando somente a nota do Enem. É tudo muito simples: quando abrem inscrições para o processo seletivo, o candidato entra no site, digita a pontuação que obteve e, caso atenda ao mínimo desejado, já pode ir à faculdade fazer a matrícula. Vale lembrar que será necessário comprovar os resultados apresentando o boletim de desempenho. Normalmente as instituições aceitam a nota de qualquer edição do Enem.

- Por meio do Programa Universidade para Todos: Com o ProUni é possível fazer um curso superior em faculdade particular com bolsa de estudos integral ou parcial. Para tentar vaga em 2018 é obrigatório ter feito o Enem 2017, cumprir o requisito de desempenho no Exame, renda familiar e formação. A seleção ocorre duas vezes por ano, logo após o Sisu, e é bem concorrida.

E tem ainda o FIES, que não é uma forma de ingresso mas ajuda muita gente a entrar na faculdade. Vamos explicar melhor. O FIES é o financiamento estudantil do governo federal. A principal vantagem aqui é poder financiar os estudos a juros baixos (em alguns casos até sem juros) com prazo de pagamento a perder de vista. O programa está disponível para quem se enquadra nos requisitos de renda familiar e desempenho no Enem. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano, logo após sair o resultado do ProUni.

O segredo para entrar numa boa faculdade particular com a nota do Enem é verificar se a instituição escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação. Isso garante que você vai fazer um curso de qualidade e que o diploma será bem aceito no mercado de trabalho.

A gente separou algumas faculdades bem avaliadas onde você consegue usar sua nota do Enem 2017 de inúmeras formas, além de oferecerem diversas opções de bolsas de estudos e financiamentos.

Confira:

Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) - em Minas Gerais

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Tem faculdades a distância que aceitam o Enem 2017?

Diversas faculdades que oferecem cursos a distância aceitam a nota do Enem 2017, como a Anhanguera e a Cruzeiro do Sul, além das outras que citamos acima.

O modelo é o mesmo do ingresso direto, que a gente descreveu no tópico anterior: basta informar e comprovar seu desempenho. Caso tenha o mínimo necessário, já está dentro.

Entre os processos seletivos do Governo Federal, somente o ProUni permite disputar vagas em cursos a distância. Nesse caso o esquema de participação é idêntico ao que descrevemos anteriormente.

Faculdades públicas que aceitam o Enem 2017

Entre as instituições públicas, existem aquelas que podem aderir totalmente ou parcialmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um processo seletivo que dispensa o vestibular e usa apenas a nota do Enem mais recente para classificar os candidatos.

Há faculdades que aderiram totalmente ao Sisu. Significa que todas as suas vagas são distribuídas entre os alunos que fizeram o Enem mais recente e obtiveram as maiores médias. Outras aderiram parcialmente, ou seja, oferecem apenas um percentual de vagas por meio desse sistema. O restante é ocupado via vestibular tradicional.

Veja exemplos de instituições onde você pode entrar pelo Sisu em 2018 usando sua nota do Enem 2017:

Universidade de Brasília (UNB)

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Para se inscrever no Sisu em 2018 o candidato precisa ter feito o Enem 2017 e ter tirado nota maior do que zero na redação.

Parece simples, mas a seleção aqui é concorridíssima. É preciso ter um super desempenho no Exame para garantir seu lugar na universidade pública. Em alguns dos cursos mais disputados, como Medicina, só passa quem apresenta pra lá de 800 pontos.

Nos mais tranquilos a nota mínima para passar fica em torno de 600 pontos.

O Sisu vai acontecer duas vezes em 2018, uma no primeiro e outra no segundo semestre. A edição de janeiro é a que distribui a maior quantidade de vagas.

O processo é gratuito e feito inteiramente pela internet.

Detalhe: nem toda faculdade que participa da primeira edição do Sisu estará presente novamente na do segundo semestre. A lista das participantes é divulgada um pouco antes da abertura das inscrições.

Vai usar sua nota do Enem 2017 para entrar na faculdade? Qual? Conte para a gente aqui nos comentários!

Enem virtual
Compartilhar
Publicidade
Publicidade