PUBLICIDADE

4 tipos de conclusão para usar na redação do Enem

Veja diferentes formas de escrever o encerramento do seu texto e garanta nota máxima

22 abr 2024 - 15h31
Compartilhar
Exibir comentários

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tipo de texto cobrado é o dissertativo-argumentativo (aquele que defende uma ideia com argumentos, opinião e explicações fundamentadas). Resumidamente, ele divide-se em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A conclusão de um texto pode ser feita de diferentes formas
A conclusão de um texto pode ser feita de diferentes formas
Foto: 4 PM production | Shutterstock / Portal EdiCase

A conclusão nada mais é do que o encerramento do texto em consonância com a tese defendida por meio dos argumentos arrolados. Contudo, ela pode ser feita de diferentes maneiras. Veja abaixo quais são elas:

1. Síntese

Mais adequada para textos expositivos, consiste em resumir/sintetizar/condensar as ideias apresentadas/defendidas no texto.

2. Retomada da tese

Sem apelar para a redundância/repetição da tese, confirma a ideia central, isto é, a tese apresentada no início do texto.

Apresentar soluções para um problema é uma das formas de encerrar o texto
Apresentar soluções para um problema é uma das formas de encerrar o texto
Foto: LStockStudio | Shutterstock / Portal EdiCase

3. Encaminhamento de soluções

A partir das questões levantadas na discussão, propõe encaminhamentos, isto é, possíveis soluções para essas mesmas questões. Não se trata de soluções alheias à realidade, muito menos desconectadas do que foi discutido/apresentado no texto.

4. Pergunta retórica

A pergunta retórica deve suscitar a reflexão do leitor, e não jogar para ele a responsabilidade de encaminhar possíveis soluções para o que foi discutido/apresentado no texto.

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade