Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Dirigente de ensino de SP é removida de cargo após recomendar biografias de Hitler e Mussolini a diretores

Seduc-SP informou que foi instaurada apuração para verificar os fatos; Apeoesp entrou com uma representação no MP

26 ago 2026 - 08h56
(atualizado às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Dirigente de ensino de SP é removida de cargo após recomendar biografias de Hitler e Mussolini a diretores
Dirigente de ensino de SP é removida de cargo após recomendar biografias de Hitler e Mussolini a diretores
Foto: Reprodução/Redes sociais

A servidora estadual Roselaine Batalha Silva foi removida da função de dirigente da Unidade Regional de Ensino de Mogi das Cruzes (SP) após recomendar a diretores de escolas a leitura de biografias, como do nazista alemão Adolf Hitler e do fascista italiano Benito Mussolini, durante uma reunião virtual neste mês.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) informou que determinou a cessação da função de dirigente exercida pela servidora e que também "foi instaurada apuração para verificar os fatos e as circunstâncias relacionadas às declarações mencionadas".

"A Seduc-SP reforça que não compactua com manifestações que contrariem os princípios e valores que orientam a educação pública do Estado de São Paulo e que a declaração não representa, em hipótese alguma, o posicionamento da pasta", disse a pasta em nota ao Terra.

A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) também disse na terça-feira, 25, que entrou com uma representação no Ministério Público de São Paulo contra a ex-dirigente. De acordo com o Sindicato, em reunião online com diretores de escolas, Roselaine disse que biografias como as de Hitler, Mussolini e do ditador português António Salazar são "estimulantes".

A Apeoesp disse que repudia as declarações e reafirma seu compromisso com a democracia. "Lamentavelmente, diretores, professores, funcionários e estudantes vivem cotidianamente situações de autoritarismo e assédio, semelhantes ao vídeo que está sendo veiculado nas redes sociais, no qual a citada dirigente faz cobranças em tom que sobrepõe a hierarquia a qualquer tipo de diálogo, imprescindível num ambiente educativo", afirmou o Sindicato.

O Terra tenta localizar Roselaine Batalha Silva para comentar a decisão e as declarações.

Lia Glaz: como aprimorar a formação dos professores diante das mudanças com a Inteligência Artificial:
Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra