PUBLICIDADE

Qual o momento ideal para pedir promoção a um cargo de chefia?

Existem fatores que um profissional precisa levar em consideração antes de conversar sobre uma possível promoção

7 jul 2024 - 17h10
Compartilhar
Exibir comentários

Conquistar uma promoção para um cargo de chefia é um marco significativo na carreira do profissional. No entanto, é importante saber o momento ideal para fazer esse pedido.

Antes de tudo, observe a situação atual da empresa. Segundo André Minucci, mentor de carreira, é importante que a pessoa analise o contexto organizacional para entender qual é o momento que a companhia está vivendo.

Se a empresa está em uma hora de expansão ou reestruturação, pode haver mais abertura para discutir promoções e novos cargos de liderança. Por outro lado, em períodos de crise ou cortes, o pedido pode não ser bem recebido.

Para ele, a pessoa deve analisar se está entregando mais do que esperam dela para que a promoção seja justificável.

"Para querer um cargo maior, é fundamental que se façam coisas a mais do que esperam de você", afirma. "E essas coisas a mais podem ser dentro da empresa, ou cursos, treinamentos, livros que tragam conhecimento e preparo para o cargo que você deseja", completa.

Outro ponto importante, é reunir evidências concretas de suas conquistas, como projetos bem-sucedidos, metas atingidas e feedbacks positivos.

Lincoln Augusto, mentor de carreira e psicanalista, defende que você só pode fazer uma solicitação de promoção para uma posição de chefia ou de liderança se conseguir mostrar com dados e fatos que realmente está apto para assumir aquela posição.

"Precisa ter um indicador claro, e esse indicador não pode ser achismo, se justifica utilizando os recursos que existem no ambiente corporativo, a avaliação de desempenho é um deles", afirma Augusto.

  • Resultados entregues: Reflita sobre suas contribuições para a empresa. Você tem alcançado ou superado as metas estabelecidas? Os projetos em que esteve envolvido tiveram impacto positivo nos resultados da empresa?
  • Feedback recebido: Analise o feedback recebido de seus superiores, colegas e subordinados. Ele é consistentemente positivo? As críticas foram trabalhadas e resultaram em melhorias perceptíveis?

Quais são os atributos exigidos para um cargo de chefia?

Além do conhecimento técnico da área específica, os atributos de inteligência emocional, soft skills, são os mais valorizados, segundo Minucci.

Veja qualidades importantes apontadas por especialistas:

  • Capacidade de trabalhar em grupo
  • Capacidade de controlar as emoções
  • Influência social
  • Saber dar e receber feedback
  • Fazer boa análise do clima organizacional

Para ambos os mentores, todos esses pontos são mais desejáveis do que o conhecimento técnico.

"Invista tempo e recursos para se desenvolver com relação às habilidades emocionais. São esses pontos que preparam grandes líderes", aconselha Minucci.

Preparação e planejamento

Apresente um plano claro de como você pretende agregar valor em uma posição de chefia, destacando suas habilidades de gestão, capacidade de resolução de problemas e visão estratégica.

Marque uma reunião formal com seu superior imediato para discutir seu desenvolvimento na empresa.

Durante a reunião, seja claro e objetivo sobre suas intenções e a razão pela qual você acredita que merece a promoção.

Utilize uma linguagem assertiva, mas também esteja aberto ao feedback.

"Não aja por impulso, só se ofereça para uma vaga se tiver certeza de que atende aos pré-requisitos solicitados", aconselha Augusto.

E se o pedido de promoção for recusado?

Em caso de uma resposta negativa, Minucci orienta adotar o máximo de profissionalismo, mostrando que está aberto a feedback e demonstrando gratidão.

Solicite inicialmente uma avaliação sobre seu desempenho e procure conselhos sobre como você pode se preparar para assumir uma posição de liderança no futuro.

Isso demonstra humildade e disposição para crescer, além de preparar o terreno para um pedido mais direto no momento oportuno.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade