PUBLICIDADE

'Enem dos Concursos' terá atendimento especial para PcDs e gestantes, entre outros; entenda

Entre as solicitações de atendimento especial estão salas de fácil acesso, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas

3 mai 2024 - 08h51
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Entre as solicitações de atendimento especial para a realização do CPNU estão salas de fácil acesso, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas e apoios de pernas e pés.
Entre as solicitações de atendimento especial para a realização do CPNU estão salas de fácil acesso, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas e apoios de pernas e pés.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão

Entre os mais de 2,1 milhões de candidatos que farão as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), conhecido como "Enem dos Concursos", no próximo domingo, 5, estão 54.219 que terão atendimento especial. A informação foi fornecida pela Fundação Cesgranrio, empresa responsável pelo concurso, ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Este público é formado, entre outros, por pessoas com deficiência (PcD), autistas, lactantes e gestantes, que informaram alguma limitação funcional e necessidade de adaptação. Entre as solicitações estão salas de fácil acesso, leitura labial, mesa para cadeiras de rodas e apoios de pernas e pés.

A maior parte dos candidatos que receberá atendimento especial (86,8%, ou 47.093), optou por fazer a prova comum. Dos 54.219 candidatos que terão atendimento especial, 7.126 (13,3%) têm baixa visão, cegueira ou deficiência auditiva e receberão provas especiais. Veja abaixo quais são:

  • Em braille: em relevo e que permite a leitura por deficientes visuais;
  • Com letras e imagens ampliadas: impressas em fonte (tipologia da letra) maiores, 18 ou 24;
  • Auxílio leitor: permite a leitura da prova para deficientes visuais, intelectuais, auditivos, com dislexia ou com déficit de atenção;
  • Videoprovas em DVDs: em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) ou com leitor de tela.

O CNPU também atenderá a 7.035 solicitações de atendimento especial relacionadas ao autismo. Os pedidos incluem desde sala de fácil acesso, mesa e cadeiras separadas, passando por auxílio para leitura ou transcrição até tempo adicional.

Pessoas com deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, afasia, entre outros, também terão atendimento especial. A lista também inclui 1.551 gestantes e 1.874 lactantes. Elas pediram salas de fácil acesso, mesa e cadeiras separadas e apoio para pernas e pés.

Quais são as modalidades de contratação no serviço público? Quais são as modalidades de contratação no serviço público?

Cotas e banca

Cada um dos oito editais do Concurso Público Nacional Unificado reservou 5% das vagas para PcDs. Eles previam a possibilidade de atendimento especial a esse público, desde que apresentassem declaração ou um parecer.

Os PcDs aprovados na prova discursiva serão convocados e deverão ser submetidos à avaliação presencial realizada por equipe multiprofissional. Essa equipe é quem irá aferir se o candidato de fato está enquadrado na condição que informou no momento da inscrição e se terá condições de assumir o cargo para o qual foi aprovado.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade