PUBLICIDADE

Brasileiros explicam como é estudar nos EUA sem sair do Brasil

27 jun 2022 - 01h30
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Os advogados brasileiros Ney Campos e Franck Gilberto e a servidora pública Arineia Macedo estudam há quase dois anos de forma remota na universidade americana Ambra University. Eles explicam como o intercâmbio online foi opção para vivenciar a experiência de obter o sonhado diploma americano sem sair do Brasil. A redução do custo está entre as principais razões da escolha pelos cursos remotos.

As restrições impostas pela pandemia fizeram com que muitos brasileiros mudassem os planos para fazer intercâmbio no exterior. Os EUA lideram entre os países mais procurados para formação complementar e obtenção de diploma estrangeiro. Por lá, as universidades ampliaram a oferta de cursos online e não retomaram totalmente o ensino presencial mesmo no pós-pandemia este ano.

Para driblar o momento desfavorável para realizar o intercâmbio internacional presencial e seguir adquirindo a conhecimento e robustez no currículo, é cada vez maior o número de brasileiros que aposta no intercâmbio de estudo online. Dados recentes do INEP mostram que aumentou a adesão de matrículas no ensino superior remoto dentro e fora do país.

O advogado Ney Campos foi um destes brasileiros que apostaram na matrícula em curso de mestrado em resolução de conflitos na universidade dos EUA de forma totalmente online. Segundo ele, além da economia com os custos de um intercâmbio presencial, um dos maiores motivos para a escolha do curso remoto foi o alcance da experiência americana no assunto sem sair da sua casa em Minas Gerais.

“Além da economia uma outra vantagem é a questão da flexibilidade. Eu queria estudar em um mestrado que me proporcionasse a vivência do direito americano, da cultura dos EUA só que de forma remota. Percebi que era totalmente possível se escolhesse corretamente a instituição. Após inúmeras pesquisas me matriculei e estou quase finalizando o mestrado em resolução de conflitos. Foi uma experiência excelente saber como é a vivência fora do Brasil”, explica.

Outro advogado brasileiro, Franck Gilberto, matriculou-se no mestrado em 'Ciências jurídicas, Concentração em Risco e Compliance’ da universidade americana - Ambra University. Ele ressalta que morando em Macapá, no município que reside, as opções de curso presencial eram poucas e o caminho ideal foi o ensino remoto.

“Aqui no Amapá não tem mestrado em Direito. A única oferta na linha ambiental era de 2012. De lá para cá não tivemos mais nenhum programa de pós-graduação Stricto sensu, na área jurídica. As linhas de pesquisas que são disponibilizadas aqui nos estados da Região Norte, como Pará e Amazonas, que são próximos, não vinham ao encontro do meu anseio acadêmico. O caminho do estudo online foi o que me permitiu seguir estudando e obtendo conhecimento para aplicar na minha área de trabalho”, explica o mestrando.

A servidora pública brasileira Arineia Macedo, que reside em Manaus, explica que teve que romper primeiro o próprio preconceito com o ensino superior remoto, principalmente em instituições de ensino superior no exterior. Para ela, pesquisar a fundo a instituição antes da matrícula auxilia na escolha certa e no alcance do objetivo final.

“Quando encontrei a opção de mestrado online na universidade americana em Direito Internacional, pensei: será que é isso mesmo? Aí comecei uma profunda análise do currículo dos professores -- que está disponível no site -- também uma busca por informações sobre a obtenção do diploma americano. Vi que se tratava de instituição registrada no estado da Flórida e com parcerias com grandes organizações no Brasil, não tive dúvida. Agora, quase terminando o mestrado, percebi que a flexibilidade do estudo online e o custo benefício são excelentes”, explica.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato!

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade