1 evento ao vivo

Vinho: como é feita a bebida e quais os cuidados necessários?

Dentre os dispositivos mais importantes para a produção do vinho estão as mangueiras utilizadas para os gêneros alimentícios.

16 mai 2019
18h57
atualizado em 17/5/2019 às 08h05
  • separator
  • 0
  • comentários

A produção de vinho demanda uma série de cuidados para que a qualidade final da bebida seja elevada. Afinal, trata-se de um produto mais fino, consumido por paladares exigentes e atentos às suas características, como cor, sabor, corpo e aroma. Assim, é importante que as vinícolas voltem a atenção aos mínimos detalhes, afinal um bom vinho não depende apenas da boa procedência das uvas e demais insumos, mas também da utilização de equipamentos apropriados para a produção da bebida.

Foto: DINO / DINO

A produção de vinho até hoje é composta por imagens que povoam a imaginação das pessoas, como as cerimônias que envolviam o pisar nas uvas, sua fermentação lenta, o armazenamento em tonéis e porões e as garrafas na posição correta. Hoje, o aumento da demanda e a necessidade de produzir com qualidade, em larga escala e de acordo com as normas sanitárias transformou os processos envolvidos em sua produção dando origem a dispositivos essenciais ao seu atual estágio de produção e venda.

Assim, o início do processo de produção do vinho se dá com a colheita das uvas, que pode ser manual ou feita com ajuda de máquinas, e sua seleção, pois para produzir um bom vinho, a matéria-prima, as uvas, devem estar no ponto, ou seja, nem verdes nem maduras demais. As uvas têm suas ramas arrancadas e ficam reservadas em grandes tonéis para que fermentem. Nos tonéis, elas são esmagadas e descansam. Nessa etapa, podem ser acrescidas leveduras para auxiliar no processo de fermentação, as uvas são mexidas com ajuda de máquinas ou manualmente e mantidas tampadas ou destampadas a depender do vinho desejado.

Por fim, o vinho é guardado em barris para maturar. Os modelos de carvalho são os mais usados e transferem um sabor amadeirado à bebida. Já para fabricação de vinhos cítricos ou adocicados, são preferidos barris de outros materiais para que não haja transferência de sabor e aroma.

Dentre os dispositivos mais importantes para a produção do vinho, podem ser citadas as mangueiras utilizadas para os gêneros alimentícios, especialmente durante seu transporte e envase. Por isso, a AcFlex , empresa especializada nesse produto, explica melhor suas características:

Resistente à alta temperatura: por ser fabricada com borracha sintética, a mangueira é mais flexível e resistente a temperaturas de até 80°C, o que impede seu derretimento e o consequente comprometimento das bebidas;
Atóxica: por não reagir com os alimentos que circulam em seu interior, a mangueira é totalmente atóxica, ou seja, não solta nenhum tipo de toxina que apresente riscos à qualidade das bebidas e à saúde de seus consumidores;
Durável: a borracha sintética que dá origem às mangueiras aplicadas na produção do vinho é altamente resistente à abrasão, a intempéries e ao ozônio, por isso apresenta excelente durabilidade e não demanda a realização de manutenções.

Qualidade que conquista o consumidor

Realizar um bom marketing e oferecer produtos diferenciados são excelentes formas de conquistar o mercado consumidor. Para os amantes de vinho, porém, além de uma garrafa bonita e uma propaganda eficiente, o sabor e a qualidade são essenciais. Para alcançá-los é necessário voltar atenção a todos os processos que integram a produção da bebida, desde o plantio das uvas até sua fermentação, armazenamento, envaze e transporte, para que o produto final seja realmente excelente.

Assim, jamais devem ser deixadas de lado as preocupações relativas à escolha dos aparelhos e dispositivos que deverão dar lugar e viabilizar esses processos. Afinal, desde a água utilizada até a mangueira pela qual se movimentará o produto final influenciam em sua qualidade.



Website: https://www.acflex.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade