2 eventos ao vivo

Unesc Vilhena - Palco de inovações no ensino em Saúde promovido pela ENG

Unesc e Eng conduzem Vilhena para inovações no ensino com o uso de metodologias ativas.

15 abr 2019
11h37
  • separator
  • comentários

Nos dias 10 e 11 de abril de 2019 a Unesc - Faculdade de Educação e Cultura de Rondônia aproveitou para se dedicar ao aprimoramento de seu grupo docente. Algumas oficinas de treinamento e capacitação foram instaladas para que seus professores pudessem treinar e se apropriar das ferramentas educacionais que estão à sua disposição.

Foto: DINO / DINO

A Unesc - Faculdade de Educação e Cultura possui alguns Campi localizados em Cacoal, Porto Velho e Vilhena, com diversos cursos nas mais diversas disciplinas, por exemplo Engenharia, Medicina, biomedicina, Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Enfermagem entre muitos outros. Desde novembro de 2018, a ENG DTP & Multimídia - empresa especializada em transferência de tecnologias, é a responsável pela implantação dos projetos educacionais, e pela capacitação do corpo docente de toda Unesc.

Desde 2018, a ENG vêm contribuindo com a implementação e inovação do ensino dos vários cursos, com a inserção das ferramentas Google for Education, e a capacitação de seus docentes para os seus diversos recursos.

Agora em 2019 a inovação continua, e quem saiu ganhando, foram os diversos cursos da área de Saúde da Unesc - Faculdade de Educação e Cultura em Vilhena: a instalação de uma Mesa de Anatomia Digital com diversos programas contemplando as disciplinas de anatomia, radiologia, histologia, fisiologia, parasitologia entre outras nos diversos anos dos cursos de Saúde. Mas o destaque foi o Cadáver Virtual Interativo, que entre muitos outros recursos, amplia as possibilidades de desenvolvimento e aprimoramento das disciplinas, possibilitando uma visualização fiel e confortável do corpo humano real.

Os professores, atores principais nesse cenário de inovação tecnológica educacional, aprimoraram suas técnicas e desenvolveram a usabilidade dos recursos, a partir de suas necessidades reais. O desenvolvimento pessoal com a inserção da nova metodologia, se intensifica com o decorrer das atividades, o que garante e confirma a apropriação do professor no uso das diversas ferramentas apresentadas.

A professora Érica Simionato Machado Rieger, mestre em Promoção da Saúde, docente da disciplina de Anatomia Humana, comentou: "Educar com o auxílio das altas tecnologias nos garante agilidade, dinamismo e coerência do ensino teórico e prático, estimulando o discente a compreender sua vivência profissional."

Veruska Marques, educadora certificada Google, mestre em moléstias infecciosas pela FMVZ- USP e responsável pelo treinamento dos professores Unesc - Faculdade de Educação e Cultura, complementou: "a capacitação e treinamento dos professores, é um momento para que ele fique confortável com o uso da tecnologia em sala de aula, aprimore e descubra a usabilidade dos diversos recursos tecnológicos, aprendendo e se apropriando dos mesmos. Deixando-o confortável para trabalhar da forma que ele já trabalhava, complementando com o que ele adoraria acrescentar em sua aula e ilustrando recursos e funcionalidades que ele nem imaginava que poderia ser utilizada em sua sala de aula."

Lauana Monteiro de 18 anos, aluna do segundo período da Faculdade de Medicina, achou "o projeto bastante inovador, já que no Norte do Brasil, Unesc - Faculdade de Educação e Cultura está inaugurando este tipo de tecnologia."

Da forma que o projeto foi implementado, possibilitará ao aluno a utilização dos recursos, de tal forma, que o mesmo se sente um dos integrantes ativos do processo ensino aprendizagem e responsável pelo seu sucesso acadêmico.

"Muitas mudanças na educação já estão acontecendo e muitas ainda estão por vir, o que temos certeza, é que não podemos voltar atrás. Nossos alunos estão preparados para o uso das tecnologias, e recursos não faltam, a melhor proposta, é preparar os professores para que possam receber e surpreender de forma positiva os seus discentes, pois eles são os educadores e profissionais do futuro", finaliza Álvaro Venegas, diretor executivo da ENG.

Sobre Unesc - Vilhena
A Associação Educacional de Cacoal - UNESC foi criada em 1985, em um projeto inovador que se constitui na primeira Instituição Privada do Estado de Rondônia, com as Faculdades Integradas de Cacoal. Em 2010 a mantenedora amplia sua área de atuação e altera sua denominação para Associação Educacional de Rondônia (AERON), instituindo as sedes de Vilhena em 2012, Porto Velho em 2013 e autorizado em Ji-Paraná em 2014.

O corpo discente da UNESC é formado por alunos provenientes, na graduação, de municípios e distritos do interior do Estado e, na pós-graduação, de diversos municípios de Rondônia. Sua atuação como instituição de ensino superior ultrapassa as divisas do Estado, contribuindo para a formação científica, educacional, tecnológica e profissional da população da região Norte do país.

Seu papel neste século vinte e um não se restringe somente à formação de profissionais para o mercado de trabalho. Estende-se para uma ação pedagógica capaz de abrir horizontes, mostrar novas ideias e concepções, dar oportunidade de escolha, conscientizar sobre o importante papel do homem na sociedade nesse constante processo de evolução e transformação, assumindo-se como uma instituição aberta à comunidade e ciente de sua responsabilidade social.


Sobre a ENG
A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há 35 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como MaxPad, Adobe, Autodesk, Apple, Benq, Corel, Google for Education, Sencha e Wacom.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional, perfazendo uma proposta inovadora de Valor ao mundo da Educação.

Dentre os mais de 170 clientes atendidos pela ENG, destacam-se: UNIFAJ, Grupo Kroton, PUC SP/PR/RJ/MG, UCB, IMT - Instituto Mauá de Tecnologia, IESB, Uninter, Grupo DeVry, Grupo Cruzeiro do Sul, PUC, IF - Institutos Federais de Tecnologia, e diversas Universidades Federais, Estaduais e Municipais.



Website: http://www.eng.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade