Tudo Sobre Hospedagem de Sites Ensina a Instalar o Let's Encrypt
A equipe do site Tudo Sobre Hospedagem fez um artigo excelente e muito completo ensinando a instalar o Let's Encrypt em nosso Painel de Controle.
Antes de partir para o procedimento em si, é interessante fazer uma pequena revisão sobre o que é o Let's Encrypt e por que usá-lo. Let's Encrypt é uma autoridade certificadora para a emissão de certificados SSL gratuitos e automatizados. Trata-se de uma iniciativa apoiada por grandes empresas, como Google, Facebook e Automattic (criadora do WordPress), e que tem entre seus objetivos tornar a internet mais segura. Lançado oficialmente em 2016, ele foi rapidamente adotado por milhões de sites em todo o globo (são mais de 20 milhões). A iniciativa veio a calhar, principalmente, depois do Google ter divulgado oficialmente que considera o SSL como um dos fatores de ranqueamento para sites. Espera-se que, em um futuro próximo, poucos sejam os sites que não possuam SSL.
Confira o passo a passo que ensina a instalar o Let's Encrypt clicando aqui.
Configurações pós-instalação do Let's Encrypt
Após a instalação, configure o seu site para que apenas a versão segura seja exibida. Assim, mesmo que um usuário acesse o seu site na versão insegura (http), ele será redirecionado para a versão segura (https).
Existem muitas maneiras de fazer esse redirecionamento e o procedimento pode mudar de acordo com a tecnologia usada em seu site. Por isso, não entraremos em detalhes sobre como fazer esse redirecionamento.
Se você desejar visualizar os recursos que não estão sendo carregados via SSL em seu site, visite o endereço www.whynopadlock.com/ e coloque uma página do seu site (com o https) na ferramenta. Após submeter a página, você verá a lista dos recursos carregados, com a indicação de quais deles precisam que a URL de carregamento seja ajustada.
Com este relatório em mãos, ficará mais fácil saber o que ajustar em seu site. Outra maneira de obter um relatório de itens inseguros carregados em uma página é usar o console do Google Chrome. Ele também está disponível entre as ferramentas do desenvolvedor.
Espero que você goste tanto deste tutorial quanto eu. Se quiser ler o artigo na íntegra, é só acessar aqui. Aproveite e confira também o eBook com o case de sucesso do nosso blog após a instalação do Certificado SSL, que resultou em um crescimento de 200% no volume de visitas.