PUBLICIDADE

DINO

SIPAT - Um evento que as empresas não podem descartar

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é um dos eventos mais importantes voltados para segurança no trabalho.

3 ago 2016 - 10h12
Compartilhar
Exibir comentários

Qualidade de vida e segurança no trabalho são alguns dos temas mais debatidos pela sociedade atualmente e cada vez mais as empresas têm se preocupado com a saúde e o bem-estar dos funcionários e colaboradores, já que entendem que são eles os principais responsáveis pela boa produtividade e crescimento do negócio.

Foto: DINO

Para isso, empresas com mais de 20 trabalhadores devem contar com a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conforme regulamentado pela NR5, que ainda conta com a SIPAT, um evento anual que tem como objetivo de levar orientação e conscientização sobre saúde e segurança no ambiente de trabalho, durante uma semana. A sigla significa Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho e também é regulamentada pela NR5.

Apesar de serem parte de uma norma regulamentadora, as SIPATs são eventos importantes que devem ser encarados como uma forma de proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de motivador por mostrar preocupação com o bem-estar dos colaboradores. Empresas que apostam nisso aumentam suas chances de sucesso, já que o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional tem reflexos diretos na produtividade do funcionário.

A Importância da Conscientização dos Funcionários

Os profissionais e trabalhadores de uma empresa não são obrigados a participar das SIPATs, mas a conscientização sobre a importância desse evento é fundamental para atingir o objetivo proposto. Por meio de atividades, dinâmicas e palestras que estejam relacionadas com o dia a dia e a rotina dessas pessoas, é possível cativar os funcionários e chamar a atenção deles para que participem dos programas propostos, só assim eles irão absorver as informações necessárias e fazer com que a SIPAT realmente faça a diferença, tronando o ambiente de trabalho um local mais seguro e saudável.

Para que isso aconteça, é fundamental que o evento seja visto como uma forma de cuidar dos funcionários, de levar informação de qualidade e fazer com que eles se sintam abraçados pela empresa. Quando o objetivo está voltado ao bem-estar das pessoas, a SIPAT tem efeitos muito mais positivos e significantes, do que quando é realizada apenas para cumprir a lei.

A Conceito Zen, uma empresa especializada em oferecer atividades para SIPAT e Quick Massage, trata do assunto de forma diferenciada e se responsabiliza por criar programas e atividades inovadoras para todos os tipos de segmentos empresarias. Dessa forma, é possível levar aos funcionários palestras animadas e relevantes, palestras teatrais didáticas e com informações importantes sobre saúde e bem-estar, além da Quick Massage, que é conhecida por ser uma massagem desestressante com efeitos rápidos. Tudo isso ajuda a causar interesse e aumentar a adesão dos funcionários ao programa.

Como garantir o sucesso da SIPAT?

Para que a SIPAT seja um evento com resultados efetivos e com grande participação dos funcionários é preciso planejamento, organização e profissionais bem preparados. Então, a primeira regra é começar a preparação com antecedência. Os organizadores precisam de tempo para pensar nas atividades mais adequadas, elaborar todas as dinâmicas e palestras, reservar o espaço onde será realizada a SIPAT, entre muitas outras tarefas.

Além disso, os funcionários da empresa devem ser informados sobre a realização da SIPAT com antecedência, para que possam programar sua agenda de trabalho de forma que consigam participar das atividades. A divulgação antecipada também ajuda a aguçar o interesse e criar uma expectativa boa nos trabalhadores e isso será fundamental para o sucesso da Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho.

Outro ponto importante é contar com atividades com profissionais especializados, que estejam preparados para solucionar dúvidas e prestar informação atual e de qualidade aos funcionários. Essa, aliás, é uma das principais características da Conceito Zen, que conta com profissionais com mais de 10 anos de experiência em Desenvolvimento Humano e prêmios de reconhecimento por instituições de prestígio.

Na hora de planejar a SIPAT a empresa precisa se preocupar em contar profissionais que realizem atendimento personalizado, analisando a rotina e o dia a dia dos trabalhadores da empresa em questão e seu ramo de atividade. Essa é outra característica da Conceito Zen, que ainda oferece os materiais das palestras de forma gratuita, além de conteúdo exclusivo.

Nesse link (http://www.conceitozen.com.br/sipat.html) é possível assistir a alguns vídeos e amostras das palestras oferecidas pela Conceito Zen, além de conhecer um pouco mais sobre o trabalho oferecido pela empresa. Veja também os detalhes sobre Quick Massage, uma das atividades que mais cativam os funcionários durante a realização das SIPATs.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade