PUBLICIDADE

Segundo dados, 30 a 35% dos casos de perda de audição ocorrem por causa da exposição a ruídos diários que causam a surdez parcial

26 jul 2017 - 17h59
Compartilhar
Exibir comentários

O excesso de ruído é uma das causas mais comuns de perda auditiva e uma das doenças ocupacionais mais comuns no mundo todo. Um único estampido de qualquer natureza que alcance elevado número de decibéis, experimentado de perto, pode prejudicar sua audição permanentemente no mesmo momento. As exposições repetidas a motores ou outras máquinas de trabalho podem, durante um longo período de tempo, apresentar sérios riscos para a audição humana.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que cerca de 10% das pessoas sofrem de deficiência auditiva em todo o mundo, números no Brasil revelam que esse número chega a 15 milhões. Um estudo mostra que de 2004 a 2009 cresceu em 20% o número de jovens menores de 20 anos de idade que são atendidos pelo serviço da Faculdade de Medicina da USP, a pesquisa foi realizada pelo Grupo de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência Auditiva que pertence a Universidade.

Segundo dados de um levantamento feito pela SBO (Sociedade Brasileira de Otologia), dos casos de perda auditiva de 30 a 35% ocorrem por consequência à exposição rotineira ao ruído que causa surdez parcial. Aproveitando essas informações a Aborl-CCF (Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) alerta que a constante exposição a ruídos com frequência maior de 85 decibéis pode gerar danos significativos na estrutura auricular, e as consequências desses danos podem ser irreversíveis, a pessoa pode ter zumbido contínuo ou ouvir sons distorcidos. Isso acontece por causa das várias lesões nas células auditivas sensoriais.

Como resultado normalmente as pessoas não percebem o impacto sério da perda de audição induzida pelo ruído em sua vida diária até serem frustrados por um problema de audição permanente ou os zumbidos. Muitas vezes é um pouco tarde demais, para se tornar preocupados pela conservação auditiva para salvar a pouca audição que ainda possuem.

Diante de um problema que se tornou tão abrangente é fato que os efeitos do ruído são muitas vezes subestimados, porque a perda ocorre gradativamente, ruídos altos tornaram-se tão comuns em nossa cultura que as pessoas se acostumaram a ele, e porque também não há mudança física exterior aparente.

Um ponto que deve ser mencionado e é muito importante, é o uso de protetores auditivos, como aquele protetor auditivo de viagem aérea, eles minimizam o impacto dos sons nos ouvidos.

É comum o uso de aparelhos auditivos, eles têm ficado cada vez mais acessíveis à população pelo desenvolvimento de novas tecnologias, claro que há aparelhos sofisticados e bem discretos que tem um preço condizente, porém há aparelhos disponíveis em diversas faixas de preços que cabem no orçamento.

A Audiology é um site que traz Equipamentos Médicos e Audiológicos com um estoque de produtos, capaz de suportar o mercado atendendo todos os Estados, com mais de 5.000 clientes diretos espalhados por todo território nacional. Seja para paciente ou médico, como o desumidificador elétrico, a lanterna otoscópica, audiômetro, materiais de moldagem de aparelho auditivo, entre outros. Acesse o portal e saiba mais.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade