PUBLICIDADE

DINO

Saúde do Idoso: Geriatria, Gerontologia e o Mercado de Trabalho

17 mai 2017 - 18h21
Compartilhar
Exibir comentários

A ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO

Foto: DINO

A Gerontologia é a área da saúde responsável pelo estudo do envelhecimento humano; analisando as consequências físicas, emocionais e sociais que a idade avançada traz para a vida.

É um campo de estudo multidisciplinar, em que profissionais da saúde de diferentes formações podem contribuir para os estudos de prevenção e intervenção na saúde do idoso. Sempre com o objetivo de garantir uma melhor qualidade de vida para ele.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe hoje no país mais de 15 milhões de idosos e a estimativa é que nos próximos 20 anos esta população ultrapasse os 30 milhões, ou seja, a sua proporção mais que dobrará.

MAS QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE GERIATRIA E GERONTOLOGIA?

As duas áreas trabalham com o mesmo público, mas existem diferenças pontuais entre a Geriatria e a Gerontologia. A primeira área é um ramo da medicina especializada nos cuidados de pessoas idosas, e exercida pelo Geriatra. Sua função é a promoção da saúde, realizando um trabalho de prevenção e tratamento de doenças que são especificas de pessoas da terceira idade.

A Gerontologia, por sua vez, é o ramo dedicado ao estudo dos diversos aspectos do envelhecimento. É um ramo multidisciplinar e que além da saúde se preocupa com aspectos sociais.

O Gerontólogo é o profissional especializado em Gerontologia e trabalha dando a assistência necessária ao idoso. Ele planeja, desenvolve e executa ações de políticas públicas voltadas para o idoso no âmbito da assistência social e da saúde. O seu papel no geral é aperfeiçoar os trabalhos para garantir uma melhoria na qualidade de vida deste público, desenvolvendo atividades que busquem a autoestima, a saúde e o acesso a uma vida plena.

MERCADO DE TRABALHO

A Gerontologia abarca profissionais de diversas áreas e é um mercado ideal para enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais. Profissionais que em algum momento lidará com as questões e particularidade da saúde na terceira idade.

Este profissional trabalhará em hospitais, ONG's, clínicas, casas de apoio e repouso, centros de saúde, ou prestando atendimento domiciliar. Ou seja, o Gerontólogo tem um amplo mercado de atuação e possui um salário médio entre R$ 2.364,00 a R$ 4.728,00.

www.institutoprominas.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade