PUBLICIDADE

Quais os esportes mais praticados no Brasil?

Futebol, vôlei, futsal - não importa a modalidade - muitos são os benefícios da prática de esportes.

20 jul 2018 - 11h01
Compartilhar
Exibir comentários

Todo mundo sabe que a prática de esportes é fundamental para qualquer pessoa que vise uma boa saúde. Além de melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida, o esporte desenvolve no praticante a emancipação de sentimentos, crenças e valores. Além disso, o esporte coletivo também colabora na formação cidadã do indivíduo, uma vez que ele aprende a trabalhar com o próximo e a respeitá-lo. Você faz algum tipo de esporte? Sabe quais as modalidades mais praticadas no Brasil? Veja algumas delas:

Foto: DINO / DINO

Futebol

O futebol, inventado na Inglaterra, não só é o esporte mais praticado pelos brasileiros, como também pelas pessoas de todo o planeta. A Copa do Mundo, Eurocopa e a Champions League são, respectivamente, os eventos esportivos de maior audiência. Ou seja, os três eventos que mais juntam gente na frente da televisão estão relacionados ao futebol. No Brasil, estima-se que pouco mais de 30 milhões de pessoas pratiquem o esporte, colocando a modalidade na liderança de popularidade. Já em todo o mundo, o número chega a atingir a marca de 265 milhões de pessoas. De fato, o futebol é uma febre nacional e mundial!

Vôlei

Esporte que teve início no Estados Unidos (EUA), o vôlei ocupa a segunda posição dos esportes mais praticados pelos brasileiros, contando com, aproximadamente, 15 milhões de adeptos. Enquanto isso, ao redor do mundo, essa antiga modalidade - que data de 1895 - tem por volta de 50 milhões de pessoas que a praticam.

Tênis de Mesa

Tomando a terceira posição da nossa lista, o Tênis de Mesa é muito praticado entre os brasileiros, principalmente os de origem asiática, que mostram grande presença nesse esporte. Ao todo, 12 milhões de pessoas no Brasil praticam o esporte, que vem cada vez mais ganhando popularidade entre as pessoas. Já no mundo, esse número mais que triplica, atingindo a marca de 40 milhões. Convenhamos que, de fato, é muita gente!

Natação

A prática desse esporte dá um condicionamento físico invejável aos seus praticantes. Contando com 11 milhões de pessoas, a natação deve parte de sua popularidade por ser necessária na realização de outros esportes, como o surf, canoagem e mergulho. Além de esporte, saber nadar é fundamental em algumas profissões, como as de bombeiros, pescadores, marinheiros e salva-vidas.

Futsal

Menos popular que o futebol, mas ainda assim com um bom número de praticantes, o futsal no Brasil tem mais de 10 milhões de adeptos, ficando em quinto lugar nos esportes mais realizados pelos brasileiros. Contudo, sua popularidade no resto do mundo não é das melhores, sendo jogado somente na América do Sul, e com 1 milhão de adeptos fora do Brasil.

Capoeira

Criada pelos escravos, a capoeira tomou conta do coração brasileiro e se tornou, em 2014, patrimônio cultural da humanidade reconhecido pela UNESCO. Inclusive, a título de curiosidade, o esporte já esteve presente até mesmo em um filme de luta onde o aclamado ator Van Damme era o protagonista. Sua prática atualmente é muito popular no Brasil e no mundo, contando respectivamente com 6 e 8 milhões de praticantes.

Skate

Criado pelos surfistas na ausência de boas ondas no mar, o Skate se popularizou muito desde o seu surgimento, em 1918, quando um garoto tirou as rodas de um patins e as pôs fixadas numa madeira. Contudo, apenas em 1959 que foi comercializado em série o primeiro skate. Atualmente, no Brasil, temos mais de 2,7 milhões de pessoas que usufruem da prática.

Surf

Tendo o Brasil uma grande abundância de água em seus mares majestosos, todo o litoral brasileiro se mostra muito propício à prática do surf. Muitos países não possuem um território tão favorável ao esporte como o Brasil. Dessa forma, mais de 2,4 milhões de pessoas no País se aventuram nessa modalidade. Contudo, o esporte também tem grande popularidade no Havaí, Austrália, Nova Zelândia, Polinésia Francesa, França, Irlanda, Barbados, Porto Rico, Indonésia e África do Sul, totalizando uma marca entre 10 e 20 milhões de praticantes no mundo todo.

Agora que você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre alguns esportes, saiba que a Santa Mônica Clube de Campo - não só apoia - como também incentiva que todos pratiquem atividades físicas. Para isso, o clube tem projetos de incentivo ao esporte que sempre trazem resultados satisfatórios aos seus atletas. Das oito modalidades citadas no post, os associados podem praticar seis delas no Santa Mônica.

Para a prática do Voleibol no Clube há opções recreativa e competitiva para todas as idades. Quem gosta de futebol, pode jogar no Parque Peladeiro - com sete campos de grama e um de areia, além disso, o Santa Mônica oferece Cursos Esportivos para crianças, Cumbucões, Campeonatos para todas as faixas etárias e, também, muitas atividades de cultura e lazer.

Conheça mais em https://www.santamonica.rec.br

Website: https://www.santamonica.rec.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade