PUBLICIDADE

DINO

Problemas no controle do estoque podem gerar prejuízos incalculáveis às empresas

O controle de estoque é de suma importância para a saúde de qualquer empresa. Por isso, demanda atenção redobrada do empresário.

9 mar 2020 - 09h53
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários

As empresas que trabalham com vendas de produtos físicos trabalham com estoque, e um bom gerenciamento é de suma importância para o aumento de lucros de uma empresa. O controle de estoque é uma estratégia de diminuição de custos, de desperdícios e melhor uso dos produtos que a empresa possui. Os problemas de estoque podem ser negativos às empresas de qualquer porte ou ramo, pois não possuem formas de sustentar furtos ou extravios, que comprometem o rendimento e o crescimento da empresa. A associação Brasileira de Segurança Orgânica realizou um estudo e demonstrou em 2018 que empresas 77% das nacionais já sofreram furtos que valeriam em média R$ 428,00. Isto indica que furtos de estoque ou desperdício podem causar sérios danos às empresas, que quando pequenas, podem não conseguir se reerguerem.

Foto: Freepik / DINO

Guilherme Volpi, CEO da Soften Sistemas ressalta que "manter o estoque em dia também é de suma importância para a empresa, que precisa ter o controle de entrada e saída de mercadorias". Para o dono de negócio, o controle de estoque auxilia em vários dados sobre a empresa e influencia diretamente em seus lucros, pois evita prejuízos. Assim como o financeiro precisa ser devidamente controlado, o estoque precisa de supervisão e análise rígida.

O excesso de produtos pode causar desperdícios devido a não utilização deles, bem como a não devolução do dinheiro investido nele. Se a empresa realizar compras em excesso em um momento que não podia, e o retorno financeiro não ocorre no momento esperado, pode inclusive se suceder falência do empreendimento. Em produtos perecíveis, deve-se redobrar a atenção pois as chances, pois caso não haja vendas, pode-se causar prejuízos incalculáveis a empresa. Assim, é necessário adquirir produtos de acordo com a demanda, evitando mercadorias perdidas ou capital paralisado, sem retorno de investimento.

Enquanto estoque parado é prejuízo constante para a empresa, outro problema que também atinge esta parte da administração é a falta de produtos necessários a manutenção de suas vendas. A escassez de mercadorias nas prateleiras causa sérias insatisfações nos clientes, podendo causar evasão e o negócio decair. Ao mesmo tempo, manter produtos no mostruário sem tê-los em estoque para a venda também pode causar decepção aos clientes, fazendo-os indo buscar em outro local o produto que desejam.

Operações necessárias como inventário de estoque beneficia a empresa de não ter desperdícios. A realização de um inventário periódico unido a um sistema de gestão de estoques trará resultados precisos. É um investimento que trará o retorno, diminuindo as chances de erros, dispensando anotações manuais e evitando grandes trabalhos.

Soften Sistemas oferece ao mercado soluções de software ideais para micro e pequenas empresas.

A empresa é referência em qualidade de produtos e atendimento. Com mais de 17 anos de mercado, conta ainda com mais de 20.000 clientes satisfeitos e mais de 150 colaboradores diretos.

A Soften conta com sistemas para desktop, ou seja, aplicativos instalados no computador e também soluções online, ideal para pequenas empresas que buscam maior praticidade e mobilidade.

Para saber mais sobre a Soften Sistemas, acesse: www.softensistemas.com.br

Website: http://www.softensistemas.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade