PUBLICIDADE

DINO

Preparação de pequenos negócios para o carnaval começa cedo

Além de indústrias de alimentos e bebidas, data é muito estratégica para comércios menores

21 fev 2019 - 11h42
Compartilhar
Exibir comentários

No ano passado, o carnaval somou em faturamento, segundo o Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris (São Paulo Turismo), cerca de R$ 730 milhões apenas na cidade de São Paulo. O número é referente à hospedagem, transporte, alimentação e compras, majoritariamente. Quando separado em sambódromo e blocos de ruas, o faturamento chega a R$ 180 milhões e R$ 550 milhões, respectivamente.

Foto: Getty Images / DINO

Tais números comprovam que o ano começa sempre muito antes do carnaval, exatamente para fazer com que a folia seja possível de acontecer. Ao contrário do ditado popular, "o ano no Brasil só começa após o carnaval", para os comerciantes as preparações para esta data remontam antes mesmo da virada do ano, com o planejamento de produtos a serem vendidos, estratégias de marketing, além da própria gestão financeira dos negócios.

O período é marcado por ser muito bom para o mercado de alimentos e bebidas, com um pico para cervejas, mas até mesmo produtos relativamente fáceis de serem vendidos, como glitter e purpurina, têm uma alta procura no pequeno comércio durante esta época do ano. E, não menos importantes, eles também necessitam de uma estratégia bem pensada antes de efetivamente ganharem espaço nas gôndolas.

Planejar as finanças e fazer o controle diário do fluxo de caixa permite que o empresário identifique qual é a saúde financeira atual do negócio e se planeje em curto, médio e longo prazo de maneira mais efetiva. Com os números em dia, fica mais fácil de organizar quais ações para o carnaval serão ou não possíveis. Tal atividade, apesar de parecer inofensiva faz uma grande diferença. Fernando Ordones, dono Espaço Safhari, por exemplo, disse em reportagem para o jornal Folha de S. Paulo, que o sistema multiplataforma de gerenciamento financeiro QuickBooks, que automatiza a gestão das finanças, possibilitou crescimento de 35% ao ano para sua empresa.

"É notável o quanto uma gestão financeira proporciona um ganho substancial para o empresário, independentemente de seu ramo de negócios. Ter esse controle prévio faz com que as ações de datas sazonais, como o carnaval, tenham ainda mais sucesso", comenta Lars Leber, country manager da Intuit no Brasil.

Outro ponto estratégico é pensar na logística de produtos que entram e saem da loja. O entendimento da gestão de estoque permite a visualização de quais são os itens com maior rotatividade e com qual frequência. Dessa forma, o comerciante consegue racionalizar o seu espaço com base em chamar mais atenção dos produtos de seu interesse e se certificar de ter sempre uma quantidade segura para seguir com as atividades até o carnaval.

"Cada comerciante tem sua preferência em termos de ação. Alguns querem vender mais do que dá certo, outros querem aproveitar para tentar vender produtos que estão com dificuldade de venda. Os controles do estoque por meio de sistemas como o QuickBooks são muito eficientes por darem uma perspectiva geral do negócio e permitirem que o gestor escolha qual caminho seguir", finaliza Lars.

Com "a casa" em ordem, comerciantes e empresários que conseguem maior visibilidade nessa época do ano, se beneficiam da oportunidade de gerar ainda mais lucro ao seu empreendimento e cair na folia depois com tranquilidade.

Sobre a Intuit

Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que impulsionam os negócios de pequenas e microempresas, além de profissionais autônomos. No Brasil, a empresa disponibiliza o QuickBooks, um sistema multiplataforma na nuvem, que conta com mais 4 milhões de usuários no mundo. Fundada em 1983, nos Estados Unidos, a companhia emprega cerca de 8 mil funcionários e registrou uma receita global de $ 6 bilhões de dólares no ano fiscal de 2018.

Considerada pela Forbes uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, a Intuit está presente no Brasil desde 2015 e tem escritórios nos cinco continentes, em países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Índia, Israel, França e Reino Unido. Outras informações sobre a empresa estão no site www.quickbooks.intuit.com/br.

Informações à imprensa: Ketchum

Malu Gonçalves I Tel.: 11 5090-8900 ramal 8916 I malu.gonçalves@ketchum.com.br

Bruna Santos Tel.: 11 5090-8900 ramal 8952 I bruna.santos@ketchum.com.br

Geninha Moraes I Tel.: 11 5090-8945 I geninha.moraes@ketchum.com.br

Website: https://quickbooks.intuit.com/br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade