4 eventos ao vivo

Plantas e flores tornam o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo

Especialistas garantem que o cultivo de plantas no ambiente de trabalho ajudam a acalmar e até deixar o ambiente mais produtivo.

8 mar 2018
12h59
atualizado às 13h38
  • separator
  • 0
  • comentários

Em casa elas dão um charme particular na decoração, mas agora as plantas chegam aos ambientes de trabalho. Especialistas garantem que elas ajudam a dar mais produtividade no ambiente de trabalho.

Foto: DINO

Essa é uma tendência que está aumentando cada vez mais. Não é à toa que essas flores estão no ambiente de trabalho, várias pesquisas já foram feitas e está provado: plantas e flores melhoram a qualidade do ar, estimulam a criatividade e fazem com que as pessoas trabalhem mais felizes. Um dos estudos foram feitos pela NASA e provou: verde é capaz de absorver os poluentes e filtrar o ar e água absorvida, 97% dela é devolvida para o ambiente, aumentando a umidade do ar, o resultado são profissionais 15% mais produtivos.

De acordo com a paisagista, Rayra Lira os testes foram feitos com pessoas que estavam em escritórios normais e pessoas que estavam em escritórios que tinham uma ornamentação, e provaram que a produtividade, a pro atividade e o estresse no trabalho melhoram muito a vida dos funcionários no ambiente de trabalho.


E assim, sem perceber os funcionários seguem a rotina de trabalho enquanto as plantas estão cumprindo silenciosamente a missão delas. "Quando você para no seu trabalho e vai molhar uma planta, ao molhar, aquele cheiro de terra molhada é lançado sob o ar que você respira, você volta mais calmo, mais leve e focado no que está para resolver na frente porque você está de mente vazia. A sua mente teve a oportunidade de relaxar.", explica Rayra Lira.

Veja 5 bons motivos pra deixar o ambiente mais verde

Em primeiro lugar, procure por plantas que não correm o risco de morrer e que deixarão o ambiente mais bonito. Além disso, vale ressaltar que as plantas precisam de alguns minutos no dia a dia, então é necessário deixar alguém encarregado de regá-las.
A paisagista garante que vale um esforço de ter algumas plantas no ambiente de trabalho. Os benefícios são essenciais para os funcionários e consequentemente para o dono da empresa também, pois a produtividade aumenta.

Veja abaixo os principais motivos que a paisagista listou como os principais:

1. Ambiente mais alegre

Um outro estudo feito pela Universidade do Texas mostrou que investir no verde pode ter grande efeito sobre a felicidade dos trabalhadores. A pesquisa envolveu 450 colaboradores. Aqueles que tinham plantas no seu escritório se mostraram mais satisfeitos em suas condições de trabalho.

2. Filtra o ar

O crescimento das plantas também ajuda a filtrar o ar, o que pode, consequentemente melhorar a qualidade de vida. De acordo com a pesquisa, o verde é capaz de absorver os poluentes de ambientes fechados.

3. Aumenta a umidade do ar

Assim como a capacidade de melhorar o ar inteiro, as plantas ainda melhoram os níveis de umidade do ar. Isso acontece porque 97% da água absorvida pelas plantas é devolvida no ambiente. Sendo assim, melhora em 15% a umidade em ambientes fechados e pode diminuir em até 20% a poeira dos ambientes e deixar as salas mais confortáveis, visto que a umidade do ar permanece no índice recomendado para a saúde humana, em 30% e 60%.

4. Reduz o estresse

A Universidade de Surrey, no Reino Unido, encontrou provas científicas de questões já percebidas por ambientalistas: as plantas no escritório podem reduzir o estresse. A comparação foi feita em ambientes que não possuíam plantas e ambientes que possuem plantas, comparando a frequência cardíaca e a pressão arterial obtidas com as pessoas que completaram o mesmo teste sem plantas. O resultado dos que trabalham em um ambiente verde foi maior que o dos que não trabalham.

5. Aumenta a produtividade

Outra pesquisa feita por pesquisadores europeus mostra que as plantas de interior ajudam a manter o foco e melhoram a eficiência no trabalho. Segundo os dados, houve um aumento de 12% na produtividade nos trabalhos feitos na presença de plantas.

Confira 8 plantas recomendadas para ter em um escritório

Plantas que dão menos trabalho são recomendadas para ter em um escritório. Também existem algumas plantas que só vivem no sol. Pensando nisso, a paisagista Rayra Lira listou algumas plantas que são mais fáceis de ter em um escritório e suas vantagens.

1. Cacto

A planta não precisa ser regata frequentemente, pois elas podem armazenar muito mais quantidade de água que outras espécies.

2. Suculentas

Essa espécie possui folhas gordinhas que reservam água. Essa característica a torna extremamente fácil de cultivar e elas ainda gostam de regas semanais.

3. Planta-jade

Ela pertence à família de suculentas, então, é muito resistente. Por reversar água, é muito mais fácil de cuidar e se torna uma ótima opção para um escritório.

4. Clorofito

Essa planta quase não existe manutenção e se adapta muito bem em qualquer ambiente, inclusive aqueles com ar-condicionado. Por ter raízes grossas, ela também reserva bastante água e ainda se adapta à luz parcial.

5. Babosa

Essa planta também faz parte da família de suculentas, por isso ela suporta meia sombra e variações de temperatura. Uma vez por semana é o suficiente para regá-la.

6. Heras

Em fase de crescimento, essa planta precisa de rega frequente, mas quando o tamanho dela for estabelecido, ela pode sobreviver facilmente em condições. Acredite: elas gostam de temperaturas frias e, certamente, vão suportar o ar-condicionado da firma.

7. Espada de São Jorge

Elas podem sobreviver facilmente a baixos níveis de luz e de rega - são basicamente projetadas para a vida no escritório. Regue-a apenas uma vez por semana e fique atento a drenagem do vaso para não acumular água porque ela pode apodrecer.

8. Bambu

Além de dar um toque zen à sua mesa de trabalho, o bambu precisa de pouquíssima luz. Por ser uma planta aquática, precisa de água com uma frequência maior que as demais. É importante manter as raízes sempre úmidas.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade