PUBLICIDADE

Perto de completar 67 anos, a Eucatex, de Flavio Maluf, passou boa parte de sua trajetória envolvida com sustentabilidade e ações sociais

14 nov 2018 - 11h58
Compartilhar
Exibir comentários

A Eucatex é uma das maiores produtoras de pisos, divisórias, portas, painéis MDP e MDF, chapas de fibras de madeira, tintas e vernizes do Brasil. O empreendimento, hoje presidido pelo empresário e executivo Flavio Maluf, completa 67 anos de existência no próximo dia 23 de novembro e, durante boa parte de sua trajetória, tem investido em sustentabilidade e outras ações sociais.

Foto: Botucatu Online / DINO

Usando o eucalipto como matéria-prima para a produção, a empresa paulista, que foi fundada em 1951, já na década seguinte 1962, começou a investir em terras e reflorestamento para garantir a autossuficiência de abastecimento e, nos anos seguintes, só encorpou seu desempenho em prol do meio ambiente e da sociedade.

Faz 19 anos, por exemplo, a Eucatex — que possui sede corporativa na cidade de São Paulo (SP), mas, escritórios e unidades espalhados pelo Brasil e pelo exterior — desenvolve um Programa de Educação Ambiental (PEA), denominado "Casa da Natureza". O projeto acontece em parceria com as prefeituras das cidades paulistas contempladas por ele — Bofete, Anhembi, Avaré e Salto — e atende, principalmente, alunos das escolas das redes públicas de ensino.

Entre os objetivos do programa, está a disseminação de conceitos sobre a preservação do meio ambiente, sobre a importância do manejo correto das florestas, e sobre a importância do eucalipto como matéria-prima de diversos produtos de base florestal. Nas visitas a parques e trilhas ecológicas, os participantes do projeto desenvolvido pela empresa de Flavio Maluf aprendem, ainda, sobre arborização urbana e seus benefícios para a sociedade, e sobre os cuidados que devem ser tomados com esse tipo de arborização, bem como com o plantio de recuperação que é feito em áreas degradadas. Desde que foi implantado, o Programa de Educação Ambiental da Eucatex já recebeu mais de 27 mil visitantes.

A empresa também se relaciona diretamente com a comunidade ao seu redor. Quem está no entorno das fazendas da Eucatex, por exemplo, é visitado pelos especialistas da companhia. A intenção da iniciativa é dialogar com a sociedade sobre possíveis impactos das operações florestais, e realizar diagnósticos socioeconômicos. O objetivo do empreendimento presidido por Flavio Maluf é planejar ações para contribuir com a qualidade de vida e bem-estar local.

Geração de renda e empregos

A Eucatex também desenvolve um programa de Apicultura. A intenção, com isso, é a geração de renda para famílias das regiões de abrangência da unidade florestal, por meio da disponibilização de pasto apícola — para que apicultores possam realizar produção de mel, explorando a florada de eucalipto nas florestas da empresa.

Além disso, a unidade florestal da companhia de Flavio Maluf gera aproximadamente mil empregos, e estimula a economia local com a geração indireta de empregos nos setores de hotelaria, serviços, entre outros.

Proteção contra incêndio

Por fim, a empresa de Flavio Maluf também se empenha na preservação das florestas através da prevenção de incêndios — que têm risco maior de ocorrer na época de estiagem. O empreendimento investe, por exemplo, na construção de aceiros, que têm por finalidade prevenir a passagem do fogo para área de vegetação; na conscientização e sensibilização dos colaboradores e da comunidade local; na detecção e localização de focos de incêndio por meio de rondas; e em uma linha 0800 sempre disponível para a comunicação de possíveis focos de fogo.

Website: http://www.flaviomalufoficial.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade