0

Os brinquedos apropriados para cada idade

11 jul 2020
04h10
atualizado às 05h04
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Além do entretenimento, os brinquedos devem ser pensados como ferramentas de aprendizado e desenvolvimento. De acordo com a psicóloga Marie Hartwell-Walker , a brincadeira têm papel importante no amadurecimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.

Foto: Foto por Gisele C. S. / DINO

Escolher brinquedos seguros, divertidos e adequados para cada idade não precisa ser uma tarefa difícil. O segredo é escolher os mais simples. Brinquedos que falam, dançam ou instruem as crianças a apertar certos botões se encarregam da situação da brincadeira. Os melhores são aqueles que permitem que os pequenos tenham completa autonomia e usem sua própria imaginação, como é o caso das bonecas Bebê Reborn , por exemplo. Segundo artigo publicado pela Comissão de Segurança de Produtos dos Estados Unidos em conjunto com profissionais da área do desenvolvimento infantil, as crianças se desenvolvem em diferentes estágios, portanto, é essencial ter brinquedos que melhorem suas experiências em cada um desses períodos:

Abaixo de 1 ano de idade:
Embora não sejam capazes de fazer muito fisicamente, observar brinquedos de cores vivas podem ajudá-los a aprender e se tornarem mais adaptados a esse novo mundo físico em que acabaram de entrar. Depois dos 3 meses, é interessante encontrar brinquedos que explorem os sentidos, como chocalhos, quadros de atividades e bichos de pelúcia. Nessa fase os bebês também gostam de brinquedos que possam mastigar com segurança, pois ajudam a aliviar a dor que sentem nas gengivas por causa da dentição.

De 1 a 2 anos de idade:
Quando atingem 1 ano de idade e começam a desenvolver habilidades motoras mais avançadas, as crianças costumam se interessar por brinquedos que respondam às suas ações, com botões, sons e luzes. Quebra-cabeças coloridos e com poucas peças também podem ser uma boa alternativa para crianças nessa faixa etária.

De 2 a 3 anos de idade:
Nessa fase, as crianças estão cheias de energia, ansiosas para explorar tudo ao seu redor. Por ser uma etapa caracterizada pela curiosidade, elas adoram todos os tipos de atividades que envolvam tocar, puxar, empurrar, arrastar, esvaziar e encher. Brinquedos ao ar livre, musicais, de montar ou construir, como blocos e quebra-cabeças, são os mais adequados para essa idade, pois melhoram suas habilidades motoras e de raciocínio.

De 4 a 5 anos de idade:
Quando uma criança atinge os quatro e cinco anos de idade, a capacidade de aprender coisas novas começará a aumentar. Por esse motivo, muitos pais preferem comprar brinquedos educativos para seus filhos, como jogos de habilidade verbal e matemática, quebra-cabeças mais complexos e blocos de construção com formas mais elaboradas. Materiais de arte e projetos de artesanato também podem ser uma ótima opção, pois estimulam efetivamente a criatividade. Nessa fase, também é possível introduzi-las aos esportes e até mesmo ensiná-las a andarem de bicicleta com rodinhas.

De 6 a 8 anos de idade:
As crianças dessa faixa etária gostam de brincar de "faz de conta". Nessa fase, elas estão aprendendo sobre socialização e utilizam a imaginação em suas brincadeiras a todo momento. Nesse caso, as bonecas Bebês Reborn da UniDoll são uma excelente alternativa. A brincadeira com essas bonecas realistas desenvolve o senso de responsabilidade e de cuidado, permitindo que as crianças expressem sua criatividade da melhor maneira possível. Fantasias, dinossauros e jogos de tabuleiro mais complexos também são boas opções para que os pequenos gastem sua energia física e mental.

A segurança também é um fator que deve ser levado em consideração. Os brinquedos precisam ser resistentes, pintados com tintas não-tóxicas e facilmente laváveis . Além disso, é essencial ter certeza de que não hajam peças pequenas que possam ser engolidas. O uso contínuo também pode desgastar os brinquedos, por isso, os pais devem checá-los frequentemente para garantir que ainda estejam seguros

É importante optar por brinquedos que melhorem as habilidades motoras e sensoriais das crianças. Isso as mantém alertas e ansiosas para aprender coisas novas. A maioria das conquistas da infância tem a ver com os materiais, experiências e oportunidades de aprendizado a que as crianças são expostas. Por isso, ao escolher brinquedos e atividades apropriados para cada faixa etária, os pais estarão contribuindo para o desenvolvimento cada vez mais saudável de seus filhos.



Website: https://www.unidoll.com.br/

Veja também:

As novas armas de Trump para reverter baixa popularidade às vésperas da eleição
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade