PUBLICIDADE

DINO

Óleo no macarrão? Nove mitos mais comuns na cozinha

Chef da Tramontina, Elzio Callefi ajuda a desvendar alguns ditos populares

2 jul 2020 - 11h02
Compartilhar
Exibir comentários

Azeite quente faz mal à saúde? Panelas de inox fazem a comida queimar? Esses são exemplos de mitos comuns na cozinha, alguns passados de geração em geração.

Foto: DINO / DINO

Esses mitos se tornam grandes verdades no momento do preparo, impedindo os melhores resultados nas receitas. Mitos que, por vezes, envolvem o uso dos utensílios e eletrodomésticos que deviam ser vistos como aliados e facilitadores na cozinha.

Para que não haja preocupações com essas especulações, o Chef da Tramontina, Elzio Callefi, desvenda nove desses mitos mais comuns. O chef, com larga experiência no setor gastronômico, hoje se dedica exclusivamente ao segmento de equipamentos e utensílios para cozinha profissional e doméstica da marca e indica com o que se deve, ou não, se preocupar ao cozinhar.

  1. Açúcar no molho de tomate tira a acidez do molho

Não tira a acidez. Açúcar no molho de tomate só o torna mais doce, gerando uma percepção de que o molho não está ácido, ou seja, o açúcar mascara a acidez. Os tomates no Brasil costumam ser mais ácidos que os tomates italianos, essa variação pode ocorrer pelo tipo de solo e clima.

  1. Lavar a faca em água quente estraga o corte

Mito! O que estraga a faca é utilizá-la para cortes em superfícies muito duras, como tábuas de vidro e pias, essas superfícies desgastam o fio da faca. O ideal é sempre utilizar tábuas plásticas ou de madeira. Sobre a água quente, é a aliada certa para a limpeza dos utensílios de cozinha. Em uma temperatura acima de 80ºC é capaz de quebrar as partículas de gordura que podem ficar impregnadas, garantindo a conservação e brilho. 

  1. Colocar óleo na água do macarrão faz com que ele não grude

Óleo na água para preparar o macarrão só faz com que a massa fique mais gordurosa e, por vezes, até dificulta que o molho se fixe melhor. Para cozinhar o macarrão, basta água bem salgada. Um litro de água para cada 100g de massa e uma colher de chá rasa de sal.

  1. Aquecer o azeite faz mal para saúde

Não é prejudicial à saúde. A questão é que, como qualquer outra gordura, o azeite não pode ser saturado, ou seja, exposto a altas temperaturas, e assim altera seu sabor.

  1. Revestimento antiaderente faz mal à saúde

O revestimento antiaderente não causa nenhum dano à saúde. O antiaderente só pode liberar alguns gases tóxicos se exposto a temperaturas acima de 380ºC, o que não é possível em uma cozinha doméstica.

  1. Forno a gás é melhor que elétrico

Pelo contrário, o forno elétrico é melhor e mais seguro que o forno a gás. Além de ser mais rápido e econômico, ele garante um cozimento uniforme. O forno elétrico é, portanto, mais eficiente. 

  1. Panela de inox gruda e queima a comida

A panela inox não gruda, nem queima a comida. O que normalmente acontece é que as pessoas têm a mania de cozinhar em fogo alto, e o fogo alto faz com que você estrague muitas preparações. O ideal para se trabalhar na panela de aço inox é fogo médio ou baixo, assim nenhum alimento vai grudar ou queimar.

  1. Cozinhar arroz com a panela semiaberta ajuda a deixar o arroz soltinho

Não existe essa relação direta. O que define se o arroz vai ficar soltinho ou empapado é a quantidade de água. O ideal seria, para cada xícara de arroz, duas de água.

  1. Cooktop por indução gasta mais energia que os demais

Muito pelo contrário! A tecnologia por indução prova ser mais eficiente e segura que as demais fontes de energia para cozinhar. Isso devido ao alto desempenho ao aquecer uma panela, diminuindo desta forma o tempo de preparo e consequentemente a economia de energia. São necessários apenas 7 minutos para ferver 2 litros de água na tecnologia por indução, enquanto que em outras fontes de calor, este tempo pode chegar até 14 minutos.

Website: http://tramontina.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade