PUBLICIDADE

O que é o espasmo na coluna que tirou de campo o lateral Marcelo da seleção brasileira

Especialista em dores lombares, Dr. Adriano Scaff, explica o que aconteceu com o jogador

28 jun 2018 - 14h24
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Os músculos das costas e qualquer um dos ligamentos podem ser lesionados ou irritados. O que causa problemas pode ser um movimento repentino no calor de uma partida de tênis ou um jogo de futebol, ou uma queda, torção ou contração muscular repentina para evitar uma queda. A dor repentina geralmente segue uma lesão clara, embora possa haver um atraso de horas ou até um ou dois dias. Movimentos específicos tendem a agravar a dor e a lesão muscular pode trazer um espasmo muscular palpável. Espasmos musculares também podem ocorrer sem lesão muscular, como um fenômeno reflexo de estruturas mais profundas e irritadas, incluindo ligamentos rompidos, infecções, tumores ou irritação crônica do disco ou hérnia. A maneira como você se move, sua postura e outros testes permitem ao médico separar um espasmo muscular

Foto: DINO

primário daquele causado por alguma doença subjacente.

Causas

A causa do espasmo muscular reside no fato de que o disco protuberante está pressionando contra o ligamento que o mantém no lugar. Como esse ligamento contém nervos, o resultado é dor. Por causa da dor inicial, os músculos das costas entram em espasmo como parte do esforço do corpo para imobilizar a área dolorida. Em vez de melhorar as coisas, o resultado é mais dor.

Após vários episódios desse tipo, a protuberância pode se tornar herniada, indicando que o problema piorou envolvendo a compressão do nervo ciático e da raiz do nervo espinhal.

Sintomas

Dor severa e tensão palpável nos músculos da região lombar.

Diagnóstico

O diagnóstico baseia-se na história clínica, exame físico e exames de imagem.

Tratamento

Tratamento Inicial:

A atividade e a caminhada, conforme tolerado, combinadas com os anti-inflamatórios esteroides (AINEs) também são frequentemente prescritas. Algumas dessas drogas já estão disponíveis sem receita.

Os relaxantes musculares também podem ser usados, mas eles não são mais eficazes que os AINEs e podem causar sedação. Manipulação da coluna vertebral pode ser útil em alguns casos, mas consulte seu médico primeiro. Analgésicos também são utilizados.

Se a dor não resolver

Pacientes que têm dor nas costas persistente além de 1-2 semanas devem consultar seu médico. Fisioterapia e, em alguns casos, aconselhamento sobre como lidar com a dor pode ser útil. Continuar exercitando e tentando ser o mais funcional possível em casa e no trabalho também pode ser útil.

Dr. Adriano Scaff é neurocirurgião especializado em dores de Coluna

Fellowship em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral - University of Florida - USA. Fellowship em Dor pelo Hospital Maasland - Sittard - Holanda. Coordenador do Curso de Formação em Técnicas Minimamente Invasivas da Coluna.

Diretor/Secretário do Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Coluna.  Diretor/Secretário da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor. Membro do Centro de Tratamento Integrado da Dor em São Paulo

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade