0

O marketing digital demanda uma evolução natural nos tempos de hoje, afirma especialista

19 mai 2020
17h42
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O mercado digital possui a característica de se transformar com rapidez, mas se engana quem pensa que não existem estratégias para que essas transformações não possam ser acompanhadas calculadamente. Segundo dados da Pesquisa Maturidade de Marketing Digital no Brasil, 94% adotam esse tipo de estratégia para seu crescimento. Mas como será que isso é feito dada a dificuldade de acompanhar transformações de maneira tão rápida?

Foto: DINO / DINO

O especialista em SEO e influenciador em marketing digital Flávio Muniz tem uma opinião bastante contundente sobre o assunto, segundo ele "o segredo é que precisamos nos atualizar com frequência, não apenas no que diz respeito às estratégias, mas também na maneira que lidamos com o nosso próprio negócio".

Flávio fundou a Agência Espalhando no ano de 2009, quando o marketing digital no Brasil era praticamente inexistente e focado apenas em enviar e divulgar informações. É evidente que o pioneirismo, nesse sentido, é fundamental para o sucesso, mas segundo Flávio Muniz, há um componente a mais. "Se pegarmos há 10 anos atrás o mercado era totalmente outro. Eu não estaria aqui hoje se continuasse adotando o mesmo tipo de estratégia. E quem deseja trabalhar no mercado digital, precisa entender que o tipo de trabalho muda com o passar do tempo. É uma evolução natural dos tempos de hoje".

Uma aposta que Flávio Muniz vem fazendo é em seu canal do YouTube para conquistar novas audiências. Uma pesquisa recente da Think With Google afirma que a produção de vídeos faz com que uma empresa ou influenciador possa compreender melhor o público de afinidade, ou seja, aquele público que você alcança e que pode se converter em seguidores ou clientes mais facilmente. "O YouTube é uma ferramenta excelente para divulgar seu trabalho, principalmente quando seu público é de um nicho específico. Quanto mais conteúdo de qualidade você possui, mais autoridade no assunto você cria também. É uma das formas de acompanhar essas transformações", afirma Flávio.

Essa afirmação tem se confirmado como uma das poucas verdades imutáveis do marketing digital. Segundo o Statista, até setembro de 2019, o YouTube era o terceiro aplicativo mais utilizado no mundo inteiro, atrás apenas do Gmail e do Google Maps. Além disso, dados da própria Think Wtih Google apontam que a maioria dos usuários da América Latina tem sua decisão de compra influenciada por vídeos da plataforma. Definitivamente não é algo que se deva ignorar.

"É claro que não existe apenas uma resposta ou um caminho certo para se ter sucesso no marketing digital, mas existem ferramentas, estratégias e muito trabalho para que você possa se manter ativo depois de tantos anos", conta Flávio Muniz. "A Agência Espalhando hoje em dia trabalha em diversas frentes, mas sempre sem perder o foco da qualidade do trabalho e da seriedade que o marketing digital precisa. Isso é uma coisa que nunca vai mudar", completa ele.

Seja através de estratégias em redes sociais ou com a produção de vídeo, a verdade é que a forma de se fazer marketing digital não é mais a mesma que conhecíamos no passado. E com base no histórico do segmento e nas recentes pesquisas, é seguro dizer que as mudanças continuarão acontecendo. Ainda assim, é possível apostar na produção de conteúdo de nicho e adotar estratégias e a longo prazo sem que sua empresa fique para trás em um mercado tão concorrido como esse. "Dentro desse segmento, se tem uma coisa que não muda, é a nossa necessidade de inovarmos. Estamos trabalhando com tecnologia, é isso que se espera de nós", conclui o influenciador Flávio Muniz.



Website: https://flaviomuniz.com.br/consultoria-em-seo/

Veja também:

Editor do L! analisa possível destino de Lautaro Martínez nessa janela de transferência
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade