PUBLICIDADE

DINO

O crescimento do uso de patinetes elétricos no Brasil

Nos grandes centros urbanos é cada vez mais frequente a utilização de patinetes elétricos.

28 nov 2019 - 18h57
(atualizado em 29/11/2019 às 01h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O inacreditável desenvolvimento urbano somado a uma melhor estabilidade econômica nos últimos 25 anos trouxe inúmeros benefícios aos habitantes de diversas cidades brasileiras em várias áreas. Porém, também apresentou alguns dissabores.

Foto: DINO / DINO

Um dos aspectos mais visíveis desse crescimento deu-se na área de transportes. O acesso mais fácil à compra de um veículo próprio fez a frota particular brasileira crescer enormemente. Atualmente, há 1 veículo para cada 4,4 habitantes. Há dez anos a proporção era de 1 veículo para cada 7,4 habitantes. Apesar do mercado estar estagnado a frota hoje é de 65,8 milhões de veículos circulando no país.

Isso naturalmente levou a problemas de mobilidade urbana, tanto para pedestres como para motoristas. Tal cenário estimulou a busca por formas alternativas de transporte. E uma delas vem despontando recentemente.

Vale a pena conhecer os benefícios dos patinetes elétricos para o deslocamento no trânsito.

ASCENSÃO METEÓRICA

Surgidos na esteira da onda dos sistemas de compartilhamento das bicicletas, os patinetes elétricos, ou e-scooters, rapidamente caíram no gosto da população e superaram a marca do milhão, seja em número de viagens bem como de usuários. O sucesso ocorre em, pelo menos, três continentes: Américas, Europa e Oceania.

Mas, não parou por aí. No Brasil os patinetes elétricos já chegaram e vem sendo bem recepcionados pelo público. Em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte a população já tem a oportunidade de testar o "veículo".

OS BENEFÍCIOS DO E-SCOOTER

Um dos grandes aliados das empresas fabricantes e que alugam os patinetes elétricos é o trânsito caótico enfrentado por milhões de pessoas todos os dias em várias cidades do mundo. As dificuldades diárias encontradas tornaram-se fortes razões para a busca de alternativas.

Os congestionamentos que são impostos a motoristas de todo o mundo, causando desgaste físico e mental, ajudam a formar um cenário favorável ao uso dos patinetes elétricos. O tempo gasto para se chegar a determinados destinos, diminuído drasticamente pelo uso dos patinetes, também é outro motivo.

A facilidade de encontrar estacionamento é outro aspecto que abre espaço para essa forma alternativa de mobilidade urbana, aliando-se aos já mencionados

E não param por aí. Em algumas ocasiões os trajetos percorridos pelos carros são curtos e acabem sendo onerosos para o motorista devido ao gasto com o combustível. Assim, muitos enxergam neles uma solução para aqueles trajetos que envolvem menor tempo ou distância.

Há também uma vantagem adicional que proporciona conveniência ao cliente. O uso do sistema chamado "dock-free" que não exige uma localidade específica para que o mesmo pegue ou deixe o patinete. Para encontrar algum, basta usar um app para celular que, aliás, é usado para desbloqueá-lo para uso.

Outro argumento favorável é a "limpeza" do meio de mobilidade. Uma grande empresa do ramo informou que conseguiu evitar a emissão de mais de 5.000 toneladas de CO2 na atmosfera, o que equivale a mais de 1000 carros que foram dirigidos em um ano. Outro fabricante também se comprometeu a tornar toda sua frota "livre de carbono".

Portanto, pode-se verificar o grande potencial que essa alternativa à mobilidade urbana oferece a usuários de todo o mundo. Com uma legislação apropriada e maior penetração nos mercados, o trânsito mundial terá um aliado de peso para diminuir vários de seus atuais problemas.

O modelo mais popular no Brasil pode ser consultado pelo link https://www.americanas.com.br/produto/1328770754?pfm_carac=1328770754&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

Website: https://www.americanas.com.br/produto/1328770754?pfm_carac=1328770754&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade