PUBLICIDADE

DINO

Mercado moveleiro e de decoração continua a crescer sob influência do design escandinavo

24 nov 2020 - 11h28
Compartilhar
Exibir comentários

O mercado moveleiro e de decoração é um dos setores que mais cresce no Brasil. De acordo com estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, houve um crescimento de pelo menos 32% do setor no último ano e, de acordo com a Associação Brasileira de Design de Interiores, cerca de 500% na última década. 

Foto: DINO / DINO

Um dos fatores que pode atribuir esse crescimento é a chegada da influência escandinava no Brasil a partir de meados de 2015. "Isso ocorre pois, em épocas de internet e consumo consciente, o design escandinavo representa o "menos é mais" e uma sofisticação sem esforço: conceitos que vieram para ficar e que devem ganhar mais força com as gerações mais jovens como a millennials e a late millennials", afirma a Arquiteta Julianna Pirani, do Estúdio JCubo.  

Tudo graças ao seu senso estético, seu DNA minimalista, sua simplicidade sofisticada e, principalmente, por refletir uma atitude mais leve e positiva: "O design escandinavo celebra a funcionalidade e avalorização de viver o simples", ainda diz a arquiteta. 

Composta por Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia, a região da Escandinávia desenvolveu no século XX um design influenciado pela escola alemã Bauhaus, na qual designers usaram as novas tecnologias industriais, combinadas com ideias de simplicidade e funcionalismo para projetar edifícios, móveis e objetos domésticos. O resultado foi a imensa produção de edifícios renomados e peças icônicas que influenciam projetos de arquitetura, design de interiores e design de produtos até os dias de hoje. 

Linhas retas, formas simples, cores neutras e o desenho funcional com associação de tecnologias de ponta são características marcantes do design escandinavo contemporâneo e há empresas que saíram na frente em busca de oferecer os melhores produtos não só para ambientes residenciais mas também para ambientes corporativos. Como, por exemplo a HÅG, líder de vendas em mobiliários de escritórios na Europa, que promete trazer o melhor do design nórdico para dentro dos escritórios. 

Com sede na Noruega, é uma marca que segue o senso estético em pauta e projeta cadeiras funcionais que ajudam o usuário a se manter mais saudável e ativo, permitindo a movimentação sem esforço de todo o corpo enquanto está sentado e trabalhando. O resultado é mais liberdade, maior conforto e melhor produtividade na hora de trabalhar, além de completarem a estética visual do ambiente com a beleza do design escandinavo.  

A HÅG faz parte do Grupo Flokk que, com raízes escandinavas, gerencia e desenvolve o portfólio de produtos de marcas como: Giroflex, BMA, RBM, Offecct, Profim, 9to5 Seating e Malmstolen. Seus produtos são vendidos em mais de 80 países e, agora, com exclusividade no Brasil pela Candall e pela MINIMAL Mais Design. 

REFERÊNCIAS 

flokk.com.br

mercadoeconsumo.com.br 

consumidormmoderno.com.br 

empresometro.com.br

hometeka.com.br

oglobo.com.br 

Associação Brasileira de Design 

Website: http://www.candall.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade