PUBLICIDADE

DINO

Mercado de aplicativos entra em nova fase no Brasil, aponta Applift

27 mar 2019 - 16h21
Compartilhar
Exibir comentários

Se o ano passado foi marcado pela consolidação do marketing digital, principalmente do mobile marketing, chegando a movimentar mais de US$ 3 bilhões por ano no Brasil, segundo dados divulgados pela AppsFlyer; 2019 promete não só manter e até incrementar essa curva de crescimento, como também promover grandes novidades no setor. Mais aplicações de Inteligência Artificial e de Mobile Vídeo estão entre elas, segundo estudo desenvolvido pelo adtech alemã Applift, que tem no Brasil sua operação de maior relevância na América Latina.

Foto: Freepik / DINO

Embora no ano passado tenham sido realizados 194 bilhões de downloads de apps no mundo, um crescimento de 65% em relação à 2016, segundo o último relatório do portal App Annie, que monitora esse universo, o engajamento e a retenção do usuário se mostram cada vez mais desafiadores para os desenvolvedores e para as marcas. "Cada vez mais, os anunciantes passarão a buscar por soluções de aquisição e retenção de usuários mobile que tenham um approach holístico de todo o funil de conversão, desde o primeiro impacto de mídia até o retargeting para promover maior engajamento e aumento de transações", afirma Marcus Imaizumi, head das operações da Applift na América Latina.

"Entre as principais tendências identificadas em mobile marketing no Brasil estão o aumento da aplicação em formato de vídeos, maior uso da IA e rigor na segurança", complementa Imaizumi. 

Mobile Vídeo

Trata-se de um dos formatos de anúncio mais promissores para 2019, dado seu alto impacto e taxa de conversão. Um fato, em específico, contribui fortemente para isso: cada vez mais os smartphones se tornam a primeira tela, o que aumenta ainda mais a chance de as marcas conseguirem captar a atenção dos clientes via vídeo. Soma-se a isso a vantagem, por exemplo, de ter a plataforma mobile como aliada para conseguir redirecionar de forma imediata o usuário para um site ou app, aumentando assim as chances de conversão.

Anúncios mais curtos e imersivos

Para tirar proveito da onda do mobile vídeo, a recomendação é que os anunciantes sigam algumas características, que devem prevalecer esse ano. Além de adotar o formato de anúncios curtos - entre 16 e 20 segundos - pois comprovadamente eles proporcionam melhores taxas de conversão, as peças devem ser exibidas de maneira imersiva e em formato vertical, garantindo assim mais aderência na visualização.

Retargeting dinâmico

Pesquisas mostram que a cada 30 dias, um app perde cerca de 90% da base que acabou de criar de usuários. Uma das alternativas para evitar essa perda de usuários é o chamado retargeting dinâmico, que consiste em campanhas cujas segmentações acontecem em tempo real e se ajustam conforme as atividades de cada usuário aconteçam. Esse tipo de mecanismo encontra pessoas com perfis mais interessantes e com maior potencial de se tornarem usuários ativos.

Inteligência Artificial

Assim como em empresas e indústrias de vários ramos, a Inteligência Artificial também começou a ser parte integrante na plataforma de mobile marketing. Introduzida neste mercado a partir do ano passado, em 2019 tende a ter seu status de importância promovido e estar cada vez mais na agenda do profissional de publicidade móvel. A Inteligência Artificial vai permitir uma abordagem cada vez mais personalizada - e aqui não se trata de personalização por grupos, mas sim por indivíduos, algo jamais visto nesta área. Ou seja, por meio da identificação de comportamentos e preferências de cada um dos seus clientes usuários, o sistema de IA terá plena capacidade de reconhecer e recolher dados em campos como psicológico, demográfico e até mesmo, comportamental. "Estas informações serão fundamentais no momento de elaborar uma estratégia de marketing tendo em vista estimular ações específicas para cada cliente e em tempo real, na medida em que a ferramenta vai coletar e passar ao profissional de marketing qual é exatamente o desejo daquele usuário, na sua mais profunda peculiaridade. Um tiro certeiro".

Criptografia no lugar do login e senha

Aumentar a segurança, sem abrir mão da praticidade. Essa é uma das grandes vertentes que devem direcionar o mercado em 2019 e cabe aos anunciantes adaptarem suas campanhas aos novos padrões. O Google, através da Play Store Services, por exemplo, já anunciou que deverá liberar novos recursos de autenticação, permitindo que desenvolvedores implementem nos seus produtos padrões de login através de biometria e padrões de desbloqueio do sistema de código aberto.

Website: https://applift.com/pt-br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade