PUBLICIDADE

DINO

Manutenção do ar-condicionado evita doenças e prejuízos financeiros

20 jun 2017 - 18h12
Compartilhar
Exibir comentários

Em um país tropical como o Brasil, o uso de ar-condicionado em épocas mais quentes se torna obrigatório. Em alguns estados, o aparelho fica ligado durante o ano todo para amenizar as altas temperaturas, mas também existem aqueles que usam o aparelho em dias mais frios para aquecer o ambiente. Muito utilizado em ambientes comerciais e corporativos, este aparelho é rotineiramente associado a problemas respiratórios, porém o que poucos comentam é que estes casos só ocorrem com equipamentos sem manutenção, já que em condições perfeitas de funcionamento, o ar-condicionado é inofensivo a saúde.

Foto: DINO

Os filtros sujos, tubulações e aberturas por limpar, além de uma má manutenção em geral, provocam a liberação de mofo, sujeiras, bactérias e outros contaminantes no ar que você respira. Sem a manutenção do ar-condicionado frequente é comum que elementos considerados inofensivos por sua baixa concentração no ar, se acumulem dentro do equipamento e tornem o ambiente um lugar perigoso. Pólen, pesticidas, poeira e outros poluentes em grandes quantidades podem prejudicar a saúde de quem frequenta o local ao provocar alergias e ocasionar doenças. O maior perigo de um aparelho de ar-condicionado sujo é a presença da Legionella pneumophyla bactéria que habita dutos de ar-condicionado, torres de refrigeração de água e bebedouros e que causa a legionelose que pode se manifestar como um tipo grave de pneumonia ou como a febre de Pontiac. No maior caso registrado de infecção por esta bactéria nos EUA, 34 pessoas morreram.

Para extrair o potencial máximo do seu ar-condicionado, diminuir custos e evitar doenças, a manutenção do ar-condicionado é fundamental. A legislação fixa prazo para troca e manutenção de cada item do ar-condicionado é importante que a empresa fique atenta as datas e realize a limpeza periódica com um técnico especializado. Um equipamento que pode facilitar este procedimento é o Kit Limpeza De Ar Condicionado - Alkamac que permite uma limpeza rápida e eficiente de modelos Split Hi-Wall. Outros cuidados que podem ajudar é ocasionalmente desligar o sistema e abrir as janelas do ambiente, deixando o ar fresco circular; e desligar o sistema sempre que o ambiente estiver vazio, o que ajuda também a economizar energia.

De acordo com a Alkamac , são muitos os fatores benéficos de se fazer a manutenção preventiva do ar-condicionado. "A manutenção periódica é a principal medida para evitar problemas respiratórios, evitar impasses com o equipamento e economizar energia elétrica. As consequências de manter um aparelho sem manutenção podem ser grave, evite prejuízos a sua saúde e ao seu bolso", explica.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade