PUBLICIDADE

DINO

Jogar Peteca além de ser divertido é uma atividade física completa

Os benefícios do jogo de peteca e onde jogar.

19 jul 2019 - 08h32
Compartilhar
Exibir comentários

Jogar Peteca não é só uma brincadeira, mas sim um esporte. Esse jogo se trata de uma atividade predominantemente aeróbica, onde os jogadores disputam em uma quadra.

Foto: DINO / DINO

Um jogador que fica atrás da linha de fundo segura a Peteca com uma das mãos e bate nela com a outra, arremessando-a por cima da rede em direção ao campo do adversário. Este deve rebatê-la com apenas um toque a fim de devolvê-la, como em um jogo de tênis.

Para conseguir um ponto ou uma vantagem, o jogador não pode deixar a Peteca cair em seu campo, ou quando não acontecer falta técnica, como invasão da linha central, toque na rede, condução; ou ainda, quando o adversário não conseguir rebater a Peteca ou não devolvê-la no limite do campo adversário.

Tipos de toques (rebatidas) do jogo de Peteca

- A batida básica é feita por cima e com os pés no chão;

- A batida por baixo é feita quando a Peteca chega para o competidor a uma altura muito baixa ou muito perto da rede;

- Já a batida saltando é mais agressiva e com maior poder ofensivo. Por isso, ela exige um maior esforço físico dos jogadores.

Benefícios de jogar Peteca

Como qualquer atividade física, jogar Peteca faz bem à saúde quando praticada regularmente e por, no mínimo, 30 minutos diariamente - ou alternando os dias com outro esporte ou atividade. Trata-se de um jogo muito recomendado para trabalhar diferentes partes do corpo.

Jogar Peteca queima calorias

É possível queimar entre 200 e 350 calorias por hora de prática de Peteca. Mas para isso, a atividade deve estar associada a uma alimentação saudável, ou seja, com menos calorias, porém rica em nutrientes. Assim, se a ideia é emagrecer ou manter o peso, a prática do jogo de Peteca é uma boa opção, além de ser um jogo muito divertido.

Melhora a flexibilidade e dá maior agilidade nos movimentos

Esses dois benefícios são obtidos porque jogar Peteca trabalha várias partes do corpo ao mesmo tempo por ser preciso arremessar e receber a Peteca de maneira muito rápida.

Fortalece os ossos prevenindo a osteoporose

O jogo de Peteca fortalece os músculos e os ossos se for praticado de maneira regular. Com isso, é possível prevenir doenças como a osteoporose.

Alivia sintomas de ansiedade e depressão

Durante essa prática esportiva aeróbica ocorre a liberação de endorfina o popular "hormônio da felicidade", além de ajudar a descarregar toda a tensão acumulada.

Fortalece o coração

Uma grande vantagem de jogar Peteca é fortalecer o coração. Isso acontece porque durante esse jogo cheio de ação e mobilidade, o coração bate mais rápido bombeando, assim, maior quantidade de sangue. O resultado é o músculo cardíaco fortalecido.

Diminui a gordura corporal

Ao praticar Peteca, os depósitos de gordura do corpo são usados para a produção de energia. Com isso, tem-se, inclusive, a diminuição do colesterol e do triglicérides.

Com mais de 50 anos de existência e mais de 30 mil associados, o Santa Mônica Clube de Campo possui uma estrutura com 72 alqueires, todos dedicados a oferecer aos seus associados variadas atividades de lazer, culturais e esportivas, dentre elas a prática de Peteca.

Veja mais em https://www.santamonica.rec.br/esportes/peteca/

Website: https://www.santamonica.rec.br/esportes/peteca/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade