Interação e ações "divertidas" surgem como estratégia de crescimento dentro do mercado hoteleiro
Marcas que saem do habitual em suas ações costumam chamar atenção dos consumidores
Um dos setores mais impactados pela pandemia da COVID-19, o segmento hoteleiro vem enfrentando majoritariamente um movimento de queda em faturamento e ocupação desde o início do ano passado. Assim, algumas marcas vêm se destacando por realizar ações e promoções visando o engajamento dos clientes e trazer um movimento positivo que tenha reflexo nos resultados e faturamento.
Em relação a 2019, o número de pernoites em hotéis caiu 55% em 2020, de acordo com o FOHB - Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. Segundo o portal Hotelier News, no mesmo período, a receita com hospedagem teve queda de 57%, de R$ 3,7 bilhões para R$ 1,5 bilhão.
Um dos pressupostos do sucesso de uma marca, segundo Philip Kotler, é trazer continuamente ações e comunicações que fogem do comum, que permitam criar uma visão diferenciada na mente do consumidor. Com esse cenário apresentado, a rede francesa B&B Hotels, que conta com cinco unidades no Brasil e possui um plano de expansão que conta com mais de 20 hotéis até 2025, busca se destacar ao longo dos últimos anos com ações "diferentes" e inovadoras visando reverter a situação causada pela pandemia, como uma apresentação de uma escola de samba na frente da unidade em São Paulo, buscando uma maior visibilidade na região.
No ano passado, a rede realizou a implantação de uma roleta premiada nas recepções dos hotéis, que podem proporcionar prêmios ao hóspede, permitindo que ele também realize uma doação para uma ONG parceira do hotel. Além disso, a marca também está realizando um sorteio de diárias diariamente. Essa ação, que vai durar 365 dias e teve início em dezembro do ano passado, permite ao inscrito ter uma hospedagem totalmente gratuita, com um acompanhante.
Website: https://www.hotel-bb.com/