PUBLICIDADE

DINO

Ingresso pela Nota do ENEM facilita o sonho de cursar Medicina

7 nov 2018 - 15h17
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Os cursos de Medicina atraem candidatos de todos os cantos do país para os seus concorridos vestibulares. Com um índice de empregabilidade de 97%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e categoria mais bem paga do mercado, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a carreira na medicina é a certeza de um futuro promissor.

Foto: Foto: Suyla Maria Marques da Silva / DINO

Para esses milhares de estudantes que sonham em cursar Medicina, a distância não é um obstáculo para ocupar uma vaga em alguma das instituições que ofertam o curso. É comum que estudantes viajem o país, participando de diversos processos seletivos em estados diferentes.

Em muitos casos, o choque de datas de exames se apresenta como um empecilho. Com uma quantidade limitada de finais de semana nos últimos meses de cada semestre, em relação à quantidade de instituições de ensino superior que oferecem vestibulares para o referido curso, é comum que os estudantes tenham que optar entre viajar para participar de um processo seletivo em detrimento de outro.

Uma solução para este entrave é a modalidade de ingresso por aproveitamento da nota do ENEM, que dispensa a necessidade de comparecer presencialmente à prova de vestibular e pode ser feita completamente online.

Esta possibilidade atrai estudantes que tiveram bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio, como Luara Gomes Prata, 20 anos. Natural de Fortaleza, a estudante deixou a cidade natal e se aventurou em outro município para perseguir o sonho de ser médica. Tendo aproveitado a possibilidade do ingresso pela nota do ENEM, Luara integra o alunado da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) desde 2016.

"Desde o 9° ano eu sempre estudei muito, focada em conseguir ingressar em Medicina. Por saber que é um curso bastante concorrido, eu buscava entender o modelo de aplicação de prova do ENEM, já que assim poderia concorrer a uma vaga nas faculdades de todo o país.", colocou.

ENEM COMO MODALIDADE DE INGRESSO EM MEDICINA

Com conceito de excelência, localizado em Sobral-CE, cidade referência em educação, o Centro Universitário Inta (UNINTA) é uma das instituições de Ensino Superior que oferecem esta possibilidade. No site da instituição, o estudante só precisa fazer a inscrição, informando sua melhor nota do ENEM a partir de 2016, efetuar o pagamento da taxa e automaticamente está concorrendo a uma das vagas oferecidas.

Luara conta que, durante o processo de inscrição nas universidades com a nota do ENEM, conheceu o Centro Universitário Inta por indicação de um amigo que já fazia parte do alunado da instituição.

"Eu procurei me informar melhor como funcionava o sistema de inscrição nas instituições particulares para poder cadastrar minha nota. Foi aí que eu conheci o UNINTA. Um grande amigo meu, que já estudava medicina, me falou sobre a estrutura, como o corpo docente era qualificado e que aceitava a nota do ENEM. A minha nota era muito boa e consegui a vaga", declarou a estudante.

Para realizar o sonho de ser médica, segundo Luara, não existe obstáculo que impeça. Por isso a estudante arrumou as malas para escrever a sua própria história em Sobral, uma cidade do Ceará que se encontra em constante crescimento, considerada pelo IBGE uma das 30 melhores cidades de médio porte para morar no Brasil.

"Para mim não foi uma decisão fácil sair da minha cidade natal, onde eu tinha tudo disponível de maneira mais fácil por ter sempre o apoio dos meus pais. Mas eu optei por lutar pelo meu sonho de ser médica e enfrentar uma nova cidade, com futuros novos amigos e eu me surpreendi muito. Hoje eu amo esse lugar. Aqui é um polo universitário e tem tudo, como qualquer outra metrópole, isso faz com que a distância de casa não nos afete tanto", frisou.

Tornar o processo de inscrição e realização da prova mais prático para o estudante motiva o UNINTA a aceitar o ingresso pela nota do ENEM, oferecendo a vantagem de só precisar comparecer pessoalmente à instituição no período de matrícula, depois da aprovação no processo seletivo.

O UNINTA

O Centro Universitário Inta (UNINTA) é uma instituição com 19 anos de tradição e conceito de excelência, segundo o Ministério da Educação. O centro se destaca na paisagem do ensino superior no Brasil por seus indicadores técnicos e pela qualidade de ensino. É referência na região norte do estado do Ceará.

O UNINTA possui convênios com instituições renomadas, como a Universidade de Campinas (UNICAMP) e a Universidade de Aveiro, em Portugal, o que mantém o diálogo com a comunidade acadêmica internacional e abre aos seus estudantes diversas possibilidades de acesso à produção científica e ofertas de cursos de pós-graduação.

Processo seletivo para Medicina

As inscrições para o processo seletivo 2019.1 estão abertas até o dia 22 de janeiro, com ingresso exclusivamente por aproveitamento da nota do ENEM. São ofertadas 105 vagas para o curso de Medicina.

As aulas acontecem na sede da instituição, em Sobral - CE. Laboratórios de ponta, bibliotecas setoriais com grande acervo, equipamentos modernos e corpo docente qualificado são alguns dos diferenciais deste curso, autorizado com conceito de excelência.

Todos os estudantes brasileiros podem concorrer, desde que tenham a nota do ENEM a partir da edição 2016. O candidato tem a possibilidade de, depois de inscrito, alterar até o dia 22 de janeiro, no sistema a nota que deseja utilizar para concorrer, caso tenha em 2018 um desempenho melhor no Exame Nacional do Ensino Médio.

As inscrições podem ser realizadas no site http://medicinacomnotadoenem.com.br

Website: http://medicinacomnotadoenem.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade