1 evento ao vivo

Hidroterapia é opção de tratamento para pets

Indicada no tratamento de diversas doenças, a piscina terapêutica promove mais saúde e bem-estar aos animais

25 fev 2019
13h21
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Atualmente, os animais passam praticamente o dia inteiro dentro de casa ou apartamento e raramente são levados para passear. A vida agitada dos tutores nas grandes cidades tem prejudicado também a saúde dos pets. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) um em cada quatro adultos são sedentários. Assim como os humanos, é cada vez mais comum casos de animais que têm a saúde prejudicada por conta da falta de exercícios. 

Foto: DINO / DINO

Diante deste cenário, a piscina terapêutica tornou-se uma alternativa para colocar os pets em movimento. "Ela se mostra como um ótimo recurso para o emagrecimento e tratamento de animais obesos", afirma Fernanda Suenson Martarella, médica veterinária no Hospital Dog Saúde e especialista em Fisioterapia e Acupuntura Animal.

De acordo com a profissional, com o equipamento, o animal trabalha o sistema respiratório e ganha musculatura de uma maneira extremamente eficiente. "A grande vantagem da hidroterapia é que ela proporciona a realização de um exercício de baixo impacto, em que o peso do animal é reduzido em até 35%", enfatiza a veterinária Julia Oliveira de Camargo. 

Reabilitação mais rápida

Além disso, a hidroterapia é uma terapia que ajuda a reabilitar mais rapidamente animais com casos ortopédicos e neurológicos. "O exercício na água é feito com água aquecida, o que ajuda na analgesia e relaxamento muscular", afirma Julia.

Ela é indicada em casos de animais com sobrepeso, que têm dificuldade para caminhar na rua, que apresente alguma questão de ordem neurológica ou tenham realizado procedimentos cirúrgicos.

Fernanda explica a altura da esteira dentro da piscina pode ser ajustada, dependendo do tipo de problema que o animal apresente. "O movimento do corpo do animal dentro da água ajuda a fortalecer a musculatura e também a melhorar o equilíbrio corporal de forma bastante segura."

Indicações da hidroterapia

A técnica é indicada para reabilitar qualquer tipo de lesão ortopédica, como joelho, cotovelo, quadril, tornozelo ou coluna. A piscina terapêutica pode ser usada na reabilitação de animais que sofreram alguma doença neurológica, como sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), em que o animal tem alguma perda de equilíbrio.

"Ela também pode auxiliar nos casos de compressão medular e a proporcionar mais independência para animais paraplégicos ou tetraplégicos", completa a especialista.

Benefícios da hidroterapia

  • Ganho de massa muscular 
  • Reabilitação pós-cirúrgica mais rápida
  • Tratamento nos casos de artrose
  • Ganho de equilíbrio
  • Perda de peso

A hidroterapia pode ser usada sem restrições

Fernanda conta que a esteira da piscina terapêutica pode ser usada no tratamento de cães e gatos.  "Todas as raças, tamanhos e espécies podem usar a esteira, desde que o animal aceite bem a água", aponta.

Apenas solicita-se um checkup cardíaco para verificar como está o coração do animal. "Geralmente os animais que chegam são realmente mais sedentários, por isso os exercícios devem ser graduais", explica. 

Nos casos de animais cardiopatas, o monitoramento é feito com ainda mais cautela para que ele vá aos poucos ficando menos cansado, ganhe força e melhore o seu sistema cardiorrespiratório.

Sobre as Profissionais

Julia Oliveira de Camargo (CRMV 38.373) é Médica Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi e proprietária do Hospital Veterinário Dog Saúde, localizado em Jundiaí-SP (http://dogsaudejundiai.com.br) 

Fernanda Suenson Martarella - (CRMV: 26.366) é Médica Veterinária pela Universidade de Marília, especialista em Fisioterapia e Acupuntura Animal e atende no Hospital Veterinário Dog Saúde.



Website: http://dogsaudejundiai.com.br

Veja também:

Explosão no Líbano: BBC visita epicentro do desastre no porto de Beirute
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade