PUBLICIDADE

DINO

Hartmut Rosa discute a paradoxal falta de tempo no mundo moderno

29 jun 2019 - 08h37
Compartilhar
Exibir comentários

É possível imaginar um mundo em que os avanços tecnológicos possibilitassem aos humanos uma enorme economia do tempo. Mas o que vemos é que as pessoas parecem dispor cada vez mais de menos tempo. E daí surge o paradoxo ao qual o sociólogo alemão Hartmut Rosa se dedica. O efeito inicialmente libertador e fortalecedor da aceleração social moderna, que está conectado com o aumento da velocidade técnica de transporte, comunicação ou produção, ameaça se transformar em seu oposto na modernidade tardia. Dessa questão nasce "Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade", lançamento da Editora Unesp.

Foto: Divulgação / DINO

"Portanto, gostaria de propor, aqui, a seguinte definição", escreve Rosa, "uma sociedade é moderna quando apenas consegue se estabilizar dinamicamente; quando é sistematicamente disposta ao crescimento, ao adensamento de inovações e à aceleração, como meio de manter e reproduzir sua estrutura".

Ao longo de quatro grandes eixos, Rosa trafega sistematicamente pelos conceitos de aceleração da dinâmica das condições sociais, conceituando, para isso, os processos de alienação e ressonância, e investigando as causas e os impactos dessa escalada.

"Primeiramente, conceituo o processo de aceleração aqui exposto como sintoma e consequência da circunstância de serem as sociedades modernas capazes de se estabilizar apenas dinamicamente, de serem sistemática e estruturalmente dispostas a crescer, transformar-se e acelerar-se sempre mais para poder conservar sua estrutura e estabilidade", escreve. "Em segundo lugar, comecei a elaborar sistematicamente o conceito de ressonância, até aqui apenas insinuado, como contraconceito à alienação [Entfremdung], e, com ele, a propor uma nova medida para a vida bem-sucedida."

Sobre o autor - Hartmut Rosa é professor de Sociologia Geral e Teórica na Universidade Friedrich Schiller de Jena e diretor da Faculdade Max Weber-Kollegs em Erfurt. De suas obras, que investigam os processos contemporâneos de alienação, destacamos, além do presente livro, "Weltbeziehungen im Zeitalter der Beschleunigung" (2012), "Beschleunigung und Entfremdung — Entwurf einer kritischen Theorie spätmoderner Zeitlichkeit" (2013, publicado originalmente em 2010, sob o título "Alienation and Acceleration. Towards a Critical Theory of Late-Modern Temporality)", e "Resonanz — Eine Soziologie der Weltbeziehung" (2016).

Título: "Aceleração: a transformação das estruturas temporais na Modernidade"

Autor: Hartmut Rosa

Tradução: Rafael H. Silveira

Revisão técnica: João Lucas Tziminadis

Número de páginas: 681

Formato: 14 x 21 cm

Preço: R$ 92,00

ISBN: 978-85-393-0781-4

Website: http://www.editoraunesp.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade