PUBLICIDADE

DINO

Fibromialgia: a dificuldade do diagnóstico

Estudada há três décadas, os médicos ainda encontram dificuldade em diagnosticar a doença.

29 ago 2019 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

Uma das principais doenças reumáticas, a fibromialgia é uma síndrome de dor crônica generalizada. Normalmente, os sintomas são dores no corpo, em articulações, músculos, tendões, entre outros. Um fator bastante complexo da enfermidade é o diagnóstico, pois não existe um exame específico para identificar a doença. Para isso, é necessário uma análise clínica baseada na história que é ouvida pelo reumatologista e na examinação física do paciente.

Foto: Big Stock / DINO

Ainda assim, para ser considerada fibromialgia, o paciente deve apresentar dor generalizada por mais de três meses e sensibilidade entre 11 e/ou 18 pontos pressionados durante a consulta, conhecidos como "pontos dolorosos." Além disso, o médico pode solicitar alguns procedimentos para eliminar doenças que se manifestam de forma similar à fibromialgia.

Além da dor, ocorrem sintomas como fadiga, sono não reparador (a pessoa acorda com a sensação de que não dormiu), problemas de memória, concentração, ansiedade, formigamentos, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. As causas podem variar de acordo com cada caso. De acordo com a Dra. Catarina Vila, reumatologista da CV Reumatologia, Brasília, a fibromialgia é uma doença que acomete até 5% da população, atingindo principalmente as mulheres na idade adulta, porém, os homens, idosos e jovens podem ser afetados também.

Embora ainda não tenha sido descoberta a cura para a enfermidade, algumas pessoas apresentam melhoras com o tempo e, em alguns casos, os sintomas retrocedem quase 100%. Segundo a médica, um dos melhores tratamentos para controlar a doença é a atividade física: "Os pacientes precisam quebrar esse bloqueio e praticar exercícios físicos. Há evidência científica de que essa prática causa grande impacto na melhora da dor, humor e na qualidade de vida da pessoa diagnosticada com fibromialgia. Esse é o melhor caminho!", orienta.

Outra forma de combater os sintomas são os medicamentos para depressão e convulsão. Mas, qual é a ligação desses remédios com a doença? Na fibromialgia, existe uma falta de regulação da dor por parte do cérebro. Isso ocorre por causa das alterações dos níveis de neurotransmissores - substâncias químicas desenvolvidas pelos neurônios, conhecidas como células nervosas. Estas células mandam informações a outras células por meio de neurotransmissores - que em alguns casos agem diminuindo a dor e/ou aumentando. Os antidepressivos e neuromoduladores agem ampliando a quantidade de neurotransmissores, cuja finalidade é amenizar as dores, tornando-se, assim, o tratamento mais eficaz.

Os anti-inflamatórios e os analgésicos são medicamentos para combater dores relacionadas a dano tecidual, por exemplo, a dor ocasionada por uma contusão muscular. Neste caso, o remédio irá tratar e amenizar a inflamação. Em relação a fibromialgia, que não sabe-se a causa exata da dor, esses medicamentos não irão surtir efeito, porque a medicação não consegue regular o cérebro a ponto de diminuir a sensação exagerada de dor que é sentida. Isso ocorre porque nos pacientes com fibromialgia existe uma sensibilidade maior ao desconforto, pois o cérebro deles capta exageradamente os estímulos nervosos, por isso, os anti-inflamatórios e os analgésicos não são eficazes para esse caso.

Tristeza X Fibromialgia

Acredita-se que a doença seja provocada também por fatores psicológicos. Pessoas que tenham sofrido algum tipo de transtorno familiar, depressão, ansiedade, doenças autoimunes e infecções, geralmente, são as mais afetadas. A condição psicológica é um forte contribuinte para o desenvolvimento da doença.

A ansiedade e a depressão agem negativamente em relação à fibromialgia. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a depressão está relacionada em até 50% dos pacientes com fibromialgia, sendo que as duas condições atuam como um círculo vicioso, podendo piorar o quadro. A pessoa deprimida manifesta também distúrbio do sono e fadiga, um dos sintomas comuns da fibromialgia. Quando identificadas em um mesmo paciente - depressão e fibromialgia - devem ser acompanhadas por um profissional e devidamente tratadas.

Os sentimentos de felicidade e alegria - emoções positivas - podem diminuir o desconforto da dor. Em contrapartida, as sensações negativas - tristeza e infelicidade - aumentam este desconforto - explicação dada devido às substâncias químicas cerebrais que conectam as células nervosas, os neurotransmissores.

Desta maneira, os pacientes com fibromialgia e que não fazem acompanhamento para tratar o quadro depressivo terão níveis de dores mais fortes - comparado aos que não tem depressão. Segundo a Dra. Catarina, os pacientes questionam-se de vários desconfortos: "Eles reclamam de dores no corpo todo, alegam que o sono está ruim, sofrem de ansiedade ou andam muito sensíveis. É durante a consulta, ao vasculhar a história de cada um, que descobrimos outros fatores, como doenças paralelas, estresse físico e/ou emocional," destaca.

Principais sintomas da doença:

Dores nos membros do corpo em cinco a sete partes do corpo por cerca de três meses;

Problemas de memória e concentração;

Cansaço frequente;

Distúrbios do sono;

Sensibilidade ao frio;

Suor em excesso;

Diarreia ou prisão de ventre constantemente e

Formigamento e inquietação nas pernas;

Ao apresentar estes sintomas, procure sempre a orientação de um médico especialista.

Conectando Pessoas - Comunicação e Marketing

Assessoria de Marketing e de Imprensa

(61) 3965 6766 | (11) 3230-6768

Yago Lombardi (61) 9 9684 1005

yago@conectandopessoas.com.br

Cristiane Delfim (61) 9 9826 8140

imprensa@conectandopessoas.com.br

Website: http://cvreumatologia.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade