0

Farmácia de manipulação, a personalização do medicamento torna o tratamento muito mais eficaz

10 set 2019
14h14
  • separator
  • 0
  • comentários

A procura por farmácias magistrais mais conhecido como farmácia de manipulação vem crescendo no Brasil, segundo a Anfarmag o setor cresceu 8,8% entre 2014 a 2018. Esse crescimento se dá pelo fato dos produtos serem formulados de maneira específica e personalizados de acordo com a necessidade de cada paciente.

Foto: Adobe Stock / DINO

Os medicamentos manipulados podem substituir o uso de vários medicamentos para combater o mesmo problema, pois pode-se combina-las de forma mais específica no tratamento. Sendo assim o paciente pode economizar, já que não mais gastará com vários remédios diferentes. Para o farmacêutico Everton da Físico Farma os medicamentos manipulados podem substituir vários comprimidos em uma única cápsula. Isso é de alta valia, pois aumenta a adesão ao tratamento, tornando a tratamento muito mais eficaz. Na pratica isso reduz número de comprimidos e reduz o risco de esquecer um deles por exemplo.

Um dos principais diferencias da farmácia de manipulação é a personalização do medicamento, pois cada paciente recebe uma formulação única e especifica em seu tratamento. Outro diferencial é a disponibilidade de medicamentos industrializados que por ventura venham a faltar nas drogarias.

As informações vêm personalizadas. No rótulo, o paciente recebe seu nome, o nome do prescritor, nome do farmacêutico e a posologia do medicamento, além de informações de segurança, para evitar um consumo errado e até por outras pessoas.

De acordo com Everton, "a personalização do medicamento é o maior diferencial. Nos medicamentos industrializados já tem as doses fixas, no manipulado o prescritor pode ajustar a dose para cada paciente, logo que cada organismo é único e necessita de uma terapia única, e isso a fórmula personalizada é capaz de proporcionar".

Existe um relacionamento estabelecido entre o médico e farmacêutico e sempre que necessário algum esclarecimento, eles trocam informações para haja uma maior garantia de saúde para o paciente.

Para ter acesso a uma fórmula manipulada consulte seu médico, nutricionista ou o farmacêutico especialista.

Perguntas e Respostas

R.J: Todos medicamentos tanto controlados quantos os comuns podem ser manipulados?

Everton: Sim, todos podem ser manipulados, no caso dos controlados tem que ser apresentada a receita médica válida, ou seja, com data de prescrição no máximo de 30 dias.

R.J: Podem haver combinação entre as substâncias?

Everton: Podem sim e é permitido, muitos prescritores combinam muitos ativos em uma única cápsula.

R.J: Por que algumas fórmulas precisam ser conservadas abaixo de 25°C e/ou ser conservadas em geladeira?

Everton: Isso é indicado no rótulo de alguns medicamentos termolábeis, pois acima de 25ºC eles podem perder suas propriedades farmacológicas, ou seja, estragarem.

R.J: Quais os itens importantes que devem ser considerados ao procurar uma farmácia com manipulação?

Everton: Isso é uma dúvida que respondemos com certa frequência, sempre digo para o cliente olhar o tempo de mercado da farmácia, pedir recomendação de um conhecido e mais recente, peço para olhar os comentários do Google.

R.J: Se eu tiver alguma dúvida sobre o medicamento manipulado, a quem devo recorrer?

Everton: Pode recorrer ao farmacêutico responsável por uma farmácia magistral ou mesmo ao médico que prescreveu a formulação.

Jornalista Roberto Junior Virtuoso



Website: http://www.fisicofarma.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade