PUBLICIDADE

DINO

Faculdade IPEMED de Ciências Médicas amplia seu papel social: além de educação, oferece atendimento médico gratuito

19 jun 2019 - 22h06
Compartilhar
Exibir comentários

A Faculdade IPEMED de Ciências Médicas realiza, desde 2005, parcerias com Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de viabilizar o atendimento qualificado e especializado para a comunidade. Só neste ano, até o mês de maio, foram mais de 13.382 pacientes atendidos por médicos pós-graduandos que atendem a especialidades com alta demanda e uma longa fila de espera no Sistema Público de Saúde (SUS).

Foto: IPEMED / DINO

Conforme destaca o gerente da unidade IPEMED de Minas Gerais, José Alves, o papel da faculdade é preparar os médicos por meio de cursos de pós-graduação altamente qualificados e da prática intensiva. "Apoiamos as prefeituras com os atendimentos dos médicos pós-graduandos, cobrindo parte da demanda que não é atendida pelo SUS. As parcerias firmadas pela faculdade com as prefeituras se tornam uma alternativa para o atendimento gratuito em saúde. Neste modelo, todos ganham: prefeitura, população e os estudantes médicos."

Para se ter ideia, existem pacientes que estão sendo acompanhados há 4 ou 6 anos pelo atendimento da IPEMED, gratuitamente. As ofertas das especialidades são acordadas com as Secretarias de Saúde de cada município. Hoje, a faculdade possui 114 ambulatórios, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Belo Horizonte e Salvador. Os atendimentos ocorrem às sextas-feiras e sábados, por mais de 1500 médicos pós-graduandos.

Incentivo à solidariedade

A IPEMED entende que precisa ampliar o seu papel social, assim também estimula os pacientes atendidos em seus ambulatórios a doarem alimentos não perecíveis, para que assim se estabeleça um ciclo virtuoso e que mais pessoas possam ser ajudadas. Com essa ação, instituições sociais, devidamente registradas, são cadastradas e, podem receber os alimentos. Quase uma tonelada e meia de alimentos é doada, mensalmente.

"Nós acreditamos que uma instituição do porte da IPEMED tem a obrigação de realizar e de incentivar a solidariedade. Convidamos os pacientes - que podem doar, isso é importante - a contribuírem com os alimentos, com isso, estamos despertando na população a consciência de ajuda compartilhada", explica José Alves. No primeiro contato com o paciente, por telefone, a faculdade explica os propósitos da instituição e sugere aos que têm condições que levem doações de alimentos não perecíveis no dia da consulta. Apenas neste ano, até o mês de maio, 6 toneladas de alimentos foram recebidas.

Website: http://www.ipemed.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade