PUBLICIDADE

DINO

Experiência do Show Rural leva Cooperativa a construir maior usina de energia solar do PR

24 jan 2020 - 14h43
Compartilhar
Exibir comentários

A Central Cotriguaçu, integrada pelas cooperativas singulares C.Vale, Copacol, Coopavel e Lar, gigantes do agronegócio paranaense às quais estão filiados mais de 40 mil agropecuaristas, vai inaugurar em março próximo, o maior complexo de geração de energia solar para autoconsumo do Paraná.

Foto: DINO / DINO

Construída pela BioWatts Energia Solar, integradora de energia fotovoltaica que responde por cinco entre as dez maiores unidades geradoras do Paraná, a usina em fase de conclusão, conta com 2028 placas, que gerarão 84.000 Kwh/mês, equivalentes ao consumo de 540 residências de padrão médio.

Segundo o presidente da Cooperativa Central, Dilvo Grolli, que também preside a Coopavel, a obra demandou investimentos da ordem de R$ 2,2 milhões e vai suprir 30% do consumo total do terminal ferroviário de Cascavel, formado por uma câmara fria gigante para dez milhões de quilos, escritórios, recepção, moegas e armazéns para com capacidade estática para 130 mil toneladas.

Viabilidade comprovada no Show Rural

Segundo Dilvo Grolli, a decisão de implantar a usina na Cooperativa Central foi tomada a partir dos bons resultados colhidos em 24 meses de atuação do complexo instalado pela BioWatts junto ao Parque Tecnológico, onde acontece anualmente o Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos tecnológicos da América Latina.

A usina que serve ao Show Rural é composta por 468 placas que conferem autossuficiência energética ao complexo durante nove meses do ano. "Só compramos parte da energia no período de preparativos e abertura do Show Rural, uma estrutura que ocupa 720 mil metros quadrados e é visitada por mais de 250 mil agropecuaristas do país e do exterior", conta Dilvo.

Limpa, amigável e competitiva

Segundo o Presidente da Coopavel e da Cotriguçu, todos os ângulos são favoráveis ao investimento em energia solar. "Estamos numa altitude de 700 metros, com abundância de exposição ao sol. O processo de geração é limpo, não polui, nem agride ao meio ambiente, e do ponto de vista econômico, é competitiva, tem retorno ágil e seguro. Basta poder contar com um bom projeto, um bom atendimento e seleção dos melhores insumos e equipamentos. A experiência do Show Rural convenceu e avalizou o novo investimento", resume.

Cinco entre as dez maiores do Estado

A usina de energia solar da Cotriguaçu construída pela BioWatts é a maior do Estado destinada ao autoconsumo. Embora também atenda a pequenos e médios consumidores, a empresa com sede em Cascavel contabiliza, em seu portfólio cinco entre os dez maiores complexos de geração de energia solar fotovoltaica, catalogados pela Aneel. São eles: Cotriguaçu, Baterias Real, Irani Supermercados, Show Rural e Geriba.

Além de terminal ferroviário, onde está a usina de energia solar, a Cotriguaçu opera ainda um moinho de trigo em Palotina, que processa 120 mil toneladas anuais do cereal e um terminal em Paranaguá, que embarca no porão de navios, anualmente, três milhões de toneladas de soja, milho e farelo.

Website: http://vscomunicacao.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade