0

Estresse pode aumentar risco de glaucoma

23 jul 2020
12h29
atualizado às 12h31
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Mesmo em tempos de pandemia, é importante as pessoas não deixarem de lado os cuidados com a saúde ocular e check-up regular é a melhor forma de prevenir e tratar doenças oftalmológicas, como o glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. "O diagnóstico precoce e o tratamento adequado do glaucoma são fundamentais", explica o Dr. Ricardo Yuji Abe, especialista em Glaucoma no Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), uma empresa do Grupo Opty.

Foto: DINO / DINO

O oftalmologista ressalta também que uma proporção significativa dos pacientes com glaucoma pode apresentar transtornos de depressão e/ou ansiedade, situação que merece mais atenção com a necessidade de distanciamento social imposta pelo combate à Covid-19. Segundo ele, uma dúvida muito comum dos pacientes é se o estresse pode aumentar a pressão do olho. "Muitos também querem saber se o estresse está relacionado com glaucoma. Bem, diversos estudos têm mostrado o aumento da prevalência de distúrbios de ansiedade e depressão, sendo o estresse um dos responsáveis por isso. Infelizmente, esses distúrbios parecem ser a doença do século. Dessa forma a investigação do efeito do estresse no aumento da pressão intraocular é fundamental", explica Yuji Abe.

Estudo realizado no Hospital Oftalmológico de Brasília, conduzido pelo Dr. Yuji Abe em parceria com o Hospital das Clínicas da UNICAMP, conseguiu correlacionar o aumento do cortisol salivar e o aumento da pressão intraocular após um teste padronizado para induzir o estresse psicológico. A conclusão do trabalho foi recentemente aceita para publicação no periódico internacional "Ophthalmology Glaucoma". "Após induzirmos o estresse psicossocial nos voluntários, ocorreu um aumento do cortisol salivar e da frequência cardíaca, causando também um aumento na pressão intraocular. Em 35% dos pacientes esse aumento chegou a mais de 2mmHg, que é um valor considerável. Os achados deste estudo são importantes pois demonstram que o estresse psicossocial pode aumentar a pressão intraocular".

A pressão intraocular elevada é, comprovadamente, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença e, como na maioria das vezes o paciente não sente nada, pode levar meses ou até anos para que venha notar alguma alteração no campo de visão. "Nosso estudo sugere que o estresse psicossocial poderia indiretamente contribuir para aumentar o risco de mais pessoas desenvolverem o glaucoma e chama a atenção para a necessidade de mais pesquisas nessa área", conclui o Dr. Ricardo Yuji Abe.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.
Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 20 empresas oftalmológicas, 1700 colaboradores e mais de 560 médicos oftalmologistas. O Hospital de Olhos INOB (DF), o Hospital de Olhos do Gama (DF), Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), o HOB Taguatinga, o HOB Hélio Prates, o Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF), o Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), a Oftalmoclin (BA), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), o Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), a Clínica Visão (SC), o HCLOE (SP), a Visclin Oftalmologia (SP), o Eye Center (RJ), Clínica de Olhos Downtown (RJ) e COSC (RJ), Lúmmen Oftalmologia (RJ), Hospital de Olhos do Meier (RJ) e Hospital Oftalmológico da Barra (RJ) fazem parte dos associados, resultando em 40 unidades de atendimento. Visite www.opty.com.br.



Website: http://www.hobr.com.br

Veja também:

Terremoto causa 'mini-tsunami' e destrói casas na Grécia e na Turquia
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade