0

Especialistas indicam qual o melhor software jurídico disponível no mercado

Softwares jurídicos começam a se popularizar em escritórios, mas especialistas ajudam a escolher o melhor

1 out 2019
12h07
atualizado às 16h01
  • separator
  • 0
  • comentários

O avanço tecnológico tem trazido melhorias em diversas áreas do mercado de trabalho, do Marketing até a Engenharia, passando por diversos nichos. Quem tem se beneficiado muito disso é o Direito, que ganhou softwares jurídicos que tornam sua atividade mais produtiva e com menos erros.
Atualmente, os principais escritórios de advocacia do Brasil e do mundo já apostam em programas para advogados na busca de obter vantagens em cima da concorrência.
No entanto, qual é o melhor software jurídico disponível no mercado? Essa é uma pergunta muito relevante, que os especialistas do SAJ ADV ajudarão a responder.
O que vem a ser um software jurídico

Foto: DINO / DINO

Um software jurídico é um programa de computador criado para auxiliar advogados, promotores e juízes a realizarem os seus trabalhos, de modo a garantir mais produtividade, menos erros e mais acertos na aplicação das leis no Brasil e no mundo.
Os programas se apresentam de várias formas e tamanhos, com diferentes funções ou conceitos por trás do seu funcionamento. Por conta disso, há uma boa concorrência entre aplicativos, o que serve bem aos profissionais da área.

"A concorrência entre softwares é muito boa. Cada um lança uma função nova e obriga os demais a melhorar o nível de serviço. Quem ganha com isso são os profissionais da área, cada vez melhor servidos, e a população, que recebe, por consequência, um serviço melhor", afirma o especialista do SAJ ADV .
Atualmente, no entanto, não são todos os escritórios de advocacia que usam um software jurídico para auxiliar no controle dos processos judiciais em que estão envolvidos. Apesar do número de escritórios que adotam a tecnologia ter crescido muito nos últimos anos, ainda há muitos profissionais sem esse recurso à disposição.
"Muitos advogados ainda não passaram a incorporar um programa jurídico em sua rotina. Ainda trabalham com o método antigo, sem o apoio de ferramentas modernas para agilizar o trabalho e diminuir a quantidade de erros", afirma o especialista.

A consequência disso, como é previsível, é que os advogados que contam com os programas passam a ter um desempenho melhor no mercado e estão abrindo vantagem em relação aos seus concorrentes. Para se ter ideia, os escritórios de advocacia que usam o software do SAJ ADV economizam, em média, 20 horas de trabalho por mês com cada colaborador.

"Exatamente. E essas 20 horas mensais podem ser direcionadas para várias atividades: captação de novos clientes, aprimoramento pessoal e profissional, melhorias em petições e estratégias, melhores negociações, pesquisas de jurisprudência. Na prática, o ganho é exponencial: o software melhora o trabalho e gera horas livres, que geram melhorias, proporcionando novos resultados positivos. É um ciclo.", diz o especialista.
Como detectar o melhor software jurídico do mercado
Cada programa para advogados, promotores e juízes conta com um conjunto de funções específicas. A ideia é abranger algumas dores desses profissionais e facilitar os seus trabalhos.

Para que isso aconteça, os desenvolvedores dos programas passam por um trabalho extenso para garantir que cada função seja realmente útil. Se não for assim, o software não tem razão de ser.

"Nossos desenvolvedores, por exemplo, trabalham com a elaboração de conceitos para novas funções vindo de sugestões dos clientes ou insights próprios. A partir disso, elaboramos teorias, desenvolvemos protótipos e realizamos testes profundos até obtermos resultados que validem ou não a função", explica o desenvolvedor.
Na prática, cada função de um bom software jurídico é testada extensivamente para gerar os dados necessários a fim de concluir se aquele recurso é ou não útil para o advogado que usar o programa. Se não for, então a função é descartada.

Em termos de funções, elas podem vir de todas as formas possíveis, embora o grande destaque dos programas jurídicos seja a Inteligência Artificial.
Recursos em IA estão sendo aplicados e aprimorados para facilitar a vida dos profissionais do Direito e garantir maior produtividade para eles, como explica o especialista:
"A Inteligência Artificial é um auxiliar poderoso. Ela pode autocompletar documentos, fazer pesquisas e até mesmo sugerir tarefas ou ações com base em casos antigos. A ideia é usar a capacidade de processamento do algoritmo para encontrar o melhor resultado possível."

Um dos usos da IA no melhor software jurídico do mercado está na captação automática de processos no sistema do Judiciário. O programa checa frequentemente por novidades envolvendo um determinado advogado (com base no seu número de inscrição na OAB), o que permite que ele possa focar em outras coisas.
"Tem escritório de advocacia que gera 50, 60 novas notificações por dia. Imagina controlar tudo isso individualmente ou em uma planilha de Excel. É virtualmente possível. Além da quantidade de horas perdidas, ainda há uma chance enorme de cometer erros, perder prazos e prejudicar clientes", ressalta o especialista do SAJ ADV.

Com o uso da Inteligência Artificial e de tantas outras funções úteis para os advogados, o melhor software jurídico é aquele que permite poupar tempo, facilitar o trabalho e diminuir o número de erros.

Esses três benefícios ajudam a aumentar a produtividade, o que gera mais clientes e maior faturamento para o escritório, além de ajudar mais pessoas e ganhar mais reputação no mercado.

"De fato, o grande obstáculo atual dos profissionais do Direito é o gargalo de produtividade. Com o auxílio de um bom software jurídico, é possível destrancar algumas tarefas e se tornar muito mais produtivo e eficaz em seus casos", conclui o especialista do SAJ ADV .



Website: https://www.sajadv.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade