PUBLICIDADE

DINO

Engajamento profissional, resolução de conflitos e tomada de decisões fazem a diferença na carreira

Com a inteligência emocional equilibrada, as crises no ambiente de trabalho diminuem de forma efetiva

17 jan 2019 - 16h21
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Vivemos rodeados de conflitos no trabalho, alguns simples e outros complexos, mas todos deixam um rastro de insatisfação e incerteza quando não são administrados. Saber agir diante de situações tensas é uma habilidade cada vez mais necessária, com inteligência emocional, que envolve uma capacidade de controle, principalmente dentro da profissão.

Allessandra Canuto é coach, e há 15 anos realiza atendimentos com foco na resolução de conflitos, tomadas de decisões e engajamento profissional. Recentemente lançou o livro "A culpa não é minha?!", que aponta a necessidade de refletir sobre nossas atitudes, relacionando os possíveis fatores que geram problemas no trabalho e na vida pessoal.

É fundamental reconhecer que para toda ação há uma reação e assim funciona também no caso de um conflito. A forma como se responde a um estímulo negativo é fundamental para a solução produtiva de uma situação. Aprender como ser bem-sucedido na resolução de problemas é dar um passo no aprimoramento comportamental tão desejado aos tempos atuais.

O livro conta com um capítulo específico, intitulado Conflitômetro. Como o próprio nome sugere, a proposta é oferecer uma ferramenta que ajude o leitor a identificar o nível do conflito e o que o impede de solucioná-lo, além de apontar as habilidades necessárias para transpor, indicando uma estratégia para dirigir os esforços no sentido da solução.

"Uma coisa é fato: a discordância se instaura quando duas ou mais pessoas, tomam lados diferentes sobre uma questão. É importante nesse momento considerar os fatos com clareza e objetividade, considerando as questões emocionais de forma equilibrada", explica Allessandra.

A obra trabalha com três pontos centrais para a solução dos conflitos e conquista da harmonia: percepção, responsabilização e conexão. "O livro convida a abandonar o imediatismo e a percepção de dificuldades, alcançando um entendimento que acima de tudo, traga oportunidades. Um conflito, quando visto com sabedoria, pode gerar uma energia transformadora", conclui a coach.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade