0

Encceja, exame para terminar estudos, terá mais de 1,5 milhão pessoas em todo o Brasil neste domingo

14 nov 2017
13h16
  • separator
  • comentários

Uma das provas mais esperadas para quem deseja ter a certificação do Ensino Fundamental e Médio está marcada para este domingo (19) em todo Brasil. É o Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 1.573.862 brasileiros participarão do exame, que está movimentando os cursinhos preparatórios, que além de muito conteúdo, passam dicas importantes para quem se inscreveu no Exame deste ano.

Foto: DINO

Eziquiel Dezentinik, de 31 anos, é um desses alunos. Ele ficou 15 anos fora da sala de aula e em setembro decidiu que iria se preparar para o Encceja e buscar estabilidade profissional. Ele conta que, desde então, tem se esforçado para absorver ao máximo os conteúdos passados em sala de aula. "Venho buscando aprender para que até no dia do Exame, eu esteja melhor. Estou dando o melhor de mim para essa prova", afirma Eziquiel, que precisa do certificado de conclusão do Ensino Médio para realizar o sonho de entrar para a Polícia Civil.

Além de preparar o aluno para os conteúdos que vão cair no dia do Exame, o curso preparatório tem papel fundamental na hora de dar o suporte para que o aluno se sinta confiante e tranquilo. "Estamos passando o auxílio necessário para os alunos, em questão de matéria, aulas de revisão, reposições de aulas, materiais extras, para que todos nossos alunos sejam sempre preparados", afirma um dos coordenadores do Curso Evidente, Jorge Kauan Ferreira, que tem mais de 5 mil alunos matriculados para o curso preparatório em unidades espalhadas por sete estados do Brasil.

Segundo o coordenador, as dicas dos últimos dias também são muito válidas para os alunos, pois são elas que ajudam na hora do nervosismo. Ele explica que a intenção dos professores é sempre procurar passar todas as dicas possíveis para que no dia do Exame o aluno possa lembrar dos conteúdos visto em sala e ter um ótimo resultado. "Este ano nossa expectativa para a prova é muito positiva. Estamos confiantes que teremos um índice excelente em aprovação", afirma.

Quem está otimista em um resultado positivo também é o Fabiano Barbosa, 27 anos. Ele começou a estudar em maio e já se sente preparado para a prova. "A atenção dos professores foi essencial para que eu me sentisse confortável para voltar aos bancos escolares depois de 12 anos fora. E agora estou pronto para enfrentar esse desafio com todo conteúdo e ajuda que recebi", espera.

Fabiano conta que decidiu voltar aos estudos devido as exigências do mercado de trabalho. "Meu objetivo de médio a longo prazo é fazer uma faculdade de Administração", explica.

Do total de inscritos, mais de 1,2 milhão de inscritos farão o exame para certificação no Ensino Médio e 300 mil pessoas para o Ensino Fundamental. O exame será aplicado em 564 municípios em todos os estados e DF. Os participantes precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca concluir o fundamental. Quem tem como objetivo terminar o Ensino Médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame.

Até o ano passado, os estudantes com mais de 18 anos poderiam usar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do ensino médio. Agora, isso só será possível por meio do Encceja.

Dicas para quem vai fazer o Encceja

Para quem vai realizar a prova, a coordenadora pedagógica do Curso Evidente, Joice Leonidas, dá algumas recomendações:

1- Controle a ansiedade

Atente-se ao local de prova e ao horário de abertura dos portões. Na véspera da prova durma bem e fique calmo porque ficar ansioso não vai te ajudar em nada. Ao se deparar com uma questão 'difícil' não trave nela, siga adiante resolvendo aquelas que você sabe e depois retorne para ela. É possível que o enunciado das outras questões te ajude a elucidá-la.

2- O que estudar na reta final

A dica para esses últimos dias de estudo é estudar as matérias consideradas mais difíceis para o aluno. Para quem manteve a rotina de estudos desde o início, o Exame será consideravelmente tranquilo. Por isso agora é o momento de focar nos "pontos fracos" e retomar todo o conteúdo para, no dia da prova, aplicar todo o conhecimento adquirido.

3- Que disciplinas serão cobradas em cada prova?

Para o Fundamental, os alunos farão provas de Ciências Naturais, História e Geografia pela manhã e de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Matemática, Educação Física e Redação à tarde.

Candidatos do Ensino Médio farão provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas pela manhã e de Linguagens e Códigos, Redação e Matemática à tarde.

4- Horário do exame

As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde no dia 19 de novembro. Pela manhã, os portões abrem às 8h e fecham às 8h45 e as provas serão realizadas das 9h às 13h. E, à tarde, a abertura dos portões será às 14h30 com fechamento às 15h15 e a prova das 15h30 às 20h30.



Website: http://www.cursoevidente.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade