PUBLICIDADE

DINO

Empresários de pequenas e médias empresas discutem meios de continuarem investindo no novo normal

11 ago 2020 - 08h42
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com o levantamento feito pelo Sebrae, em que apenas 30% das empresas voltaram a funcionar desde o início da crise, dentro de uma adaptação ao novo cenário. Para auxiliar outras empresas na retomada ao mercado, muitas iniciativas estão sendo tomadas, como é o caso da X-Pay Gestão de Pagamentos que inova agora o setor das fintechs, através da engenharia financeira.

Foto: DINO / DINO

Para entender melhor, o sócio-fundador da X-Pay Gestão de Pagamentos, Oderli Feriani explica que a engenharia financeira pode ser aplicada tanto para uma única empresa como também para um pool de empresas menores e que não tem necessariamente as condições de atender as exigências do mercado de capitais. "O  custo para estruturar uma ou dez empresas é o mesmo, de qualquer engenharia financeira, para atender qualquer empresa dentro do ciclo de funding, não o ciclo financeiro operacional mas, o ciclo de funding que esta empresa busca ao longo da vida dela desde a startup, momento que atinge o ponto de equilíbrio, o 1º estágio, 2º estágio, 3º estágio (é assim que é dividido), o mezanino até o IPO, o lançamento dela na bolsa." Cada fase da existência de uma empresa no mercado, precisa-se de um tipo de capital diferente.

Sabe-se que, muitas vezes a empresa não consegue sozinha caminhar nesta direção e, muitas sequer sabem o que é ciclo de funding. "Fazemos uma mentoria nesse sentido para que a empresa se una dentro de um pool de empresas. E, juntamente com outras empresas, não necessariamente de produtos afins, e que podem ser de mercados completamente diferente, aplicamos a engenharia financeira, que até então era utilizada apenas por grandes empresas que já estão em um estágio mais avançado, como por exemplo no 3º estágio ou no mezanino!" Com isto, hoje ao compartilhar essa engenharia financeira, ou seja, esse conhecimento para um conjunto de empresas menores, as quais irão ter acesso ao mesmo tipo de capital em que até então era acessado apenas por medias e grandes empresas. "Essa é a grande sacada da nossa engenharia financeira" - acrescenta Feriani.

Para os investidores é uma ótima oportunidade

E, na contrapartida para o investidor, a X-Pay Gestão de Pagamentos oferece uma sociedade com quotas de participação, onde o sócio terá acesso a governança corporativa no padrão mundial, com todo compliance necessário das grandes empresas para poder fazer o investimento. Já as pequenas e médias empresas que irão receber o investimento, não teriam isto para oferecer para o investidor. Mas, terão além disto, uma mentoria baseada em uma metodologia com seis drivers mitigadores de risco financeiro e operacional, recebendo dentro desta mentoria uma verdadeira tecnologia e conhecimento adquiridos através do pool de profissionais que estão dentro da sociedade por quotas de participação.

Tais empresas também não teriam condições de custear esses profissionais, por se tratar de pequenas e médias empresas. "Esses profissionais que estão na sociedade por quotas que se dedicam a gestão, mentoria e o compliance das empresas que recebem esses investimento, elas conseguem ter acesso a esse tipo de mão de obra altamente qualificada, até então acessíveis apenas para as médias e grandes empresas, disponível dentro da nossa sociedade por quotas de participação." - diz o Chairman e, conclui "desta forma, a pequena e média empresa consegue focar apenas no seu core business e tudo o de mais que seria custo para ela, não tem dentro da estrutura dela mais, isto é a sociedade que tem."

Por isto, a X-Pay Gestão de Pagamentos atende os dois lados da cadeia do ciclo de funding, tanto investidores quanto empresas que precisam ser investidas. Conseguindo através de sua sociedade por quotas específica e com a sua própria metodologia, após todo o perfil exatamente desenhado. Tudo isto de acordo com os padrões e alinhado com as diretrizes do banco mundial para geração de empregos no mundo e, o fomento de pequenas e médias empresas no mundo, essa sociedade por quotas consegue oferecer governança corporativa, credibilidade, transparência para o investidor. Como uma grande empresa listada na bolsa daria e, ao mesmo tempo, esses mesmos profissionais que atendem os investidores, são os mesmos que vão dar uma mentoria e capacitar as empresas que estão recebendo investimentos no mais alto nível, no estado da arte da gestão.

Assim, elas não só recebam dinheiro, mas tenham também um crescimento sustentado pela tecnologia, pelo conhecimento e, pelo mercado que a X-Pay Gestão de Pagamentos irá acompanhar desde o momento do primeiro aporte até o momento que ela não precisa mais de novos aportes, por já ter gerado o caixa próprio para manter as cotas dos acionistas fundadores da empresa, se assim ela almejar.

(Para mais informações, basta acessar o site da X-Pay Gestão de Pagamentos: www.x-paybank.com)

Website: http://www.x-paybank.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade